Minas por Região
Saúde

12h57min - 08 de Julho de 2013 Atualizado em 09h13min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Secretaria de Saúde e ONG Cãopartilhe promovem ação contra a dengue em Belo Horizonte

Programa de conscientização e prevenção visa mobilizar criadores e guardiões de animais para a importância de combater foco do Aedes aegypti

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a ONG CãoPartilhe promoveram, neste sábado (6), no Parque Juscelino Kubitschek, em Belo Horizonte, a Cãocentração – um evento de conscientização e prevenção à dengue. O objetivo foi mobilizar criadores e guardiões de animais, instituições de proteção aos animais, protetores informais e independentes, empresas do seguimento de pets shops, rações e canis, para trabalharem continuamente a temática de combate aos focos e criadouros dos mosquitos nas vasilhas e bebedouros dos animais.

Quem compareceu ao evento levando seu cachorro, recebeu como brinde uma vasilha de água o animal de estimação. A intenção foi alertar os proprietários dos cães, pois estudos comprovam que dentre os muitos utensílios domésticos que acumulam água, as vasilhas e os bebedouros dos animais domésticos são os focos mais comuns para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, se não forem adequadamente tratadas. As pessoas também puderam levar o animal doméstico para participar das atividades recreativas e do concurso: “Cara de um, focinho do outro”, que premiou os três guardiões mais parecidos com seus animais.

Para o coordenador de Mobilização Social, Joney Fonseca, a participação dos parceiros é essencial. “Precisamos alertar esse público, donos de animais, que esse pequeno gesto pode evitar a proliferação do mosquito. Como as clínicas veterinárias, os pets e os fabricantes de ração já falam todos os dias diretamente com esse público, tornam-se parceiros potencias nessa luta”, destacou.

A coordenadora Estadual de controle da dengue, Geane Andrade, ensina como higienizar as vasilhas de água dos animais. “É muito importante trocar a água dos animais todos os dias e ainda, lavar com uma escovinha e esfregar por dentro as vasilhas. Os óvulos podem permanecer ali por quase um ano”, alerta a coordenadora.

“Cara de um, focinho de outro”

O ganhador do concurso “Cara de um, focinho do outro”, Roberto Gusmão, dono do “Seu Zé”, conta que estava passando no local e parou para ver o movimento. “Passei por aqui por um acaso, mas meus amigos já tinham me inscrito nesse concurso. Dizem que eu pareço com o Seu Zé, eu não acho, mas achei muito legal participar. Fiquei em primeiro lugar, agora acredito que parecemos um com o outro”, afirmou.

Além do concurso “Cara de um, focinho do outro”, a população também assistiu à apresentação teatral “Guarda Responsável e Prevenção Contra a Dengue da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e dos Contadores de histórias. Receberam informações no Dengômetro, espaço interativo que presta informações e distribui material gráfico sobre a dengue, e ainda, receberam brindes dos parceiros, como, Bau Bau Pet Shop, Bichos do Serra, Caca pet, Clínica Pet Mais, Dog Life, Proga Vet, Farmina, Happy Dog, Pioneira Scalibou e Senhorita Camaleão.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato