Minas por Região
Educação

13h55min - 25 de Setembro de 2013 Atualizado em 09h10min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Secretários de Educação de todo o país se reúnem em BH para debate sobre avaliações educacionais

Esta é a primeira vez que o conselho nacional do setor realiza reunião na capital mineira; Vice-governador Alberto Pinto Coelho participou da abertura do evento

A partir desta quarta-feira (25), a agenda nacional da educação básica tem como sede a cidade de Belo Horizonte. A capital mineira é o endereço da III Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Educação - Consed, em 2013. Até o dia 27, os gestores educacionais de todas as unidades federativas debaterão temas relacionados ao desenvolvimento de uma educação pública de qualidade no país. A agenda em Minas Gerais tem como tema central as avaliações educacionais.

Esta é a primeira vez que o Consed realiza sua reunião ordinária em Belo Horizonte. Durante a abertura do encontro, o vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, destacou a importância da agenda e a prioridade que a educação tem em Minas. “Receber o Conselho Nacional dos Secretários de Educação é de extrema importância, pois sabemos dos desafios que temos nessa área. Também não podemos nos esquecer que Minas é referência nos anos iniciais do ensino fundamental - 1º ao 5º - e também se destaca nos anos finais - 6º ao 9º ano - e ensino médio”, disse o vice-governador. Os dados se referem ao último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), realizado em 2011, pelo Ministério da Educação.

Para a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, as reuniões ordinárias do Consed representam uma oportunidade para a troca de experiências entre os entes federados. “Agendas como essa trazem para o campo da discussão temas importantes para a educação básica do Brasil, além de possibilitar uma articulação, uma possibilidade de parceria entre a união, os estados e os municípios”, destaca.

Como anfitriã do encontro, a secretária Ana Lúcia Gazzola apresentou um panorama da gestão da educação em Minas Gerais. Ações como o Programa de Intervenção Pedagógica, voltado ao ensino fundamental, e o Reinventando o Ensino Médio, com foco nos três últimos anos da educação básica, foram citadas pela gestora da educação em Minas.

O Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) também foi destacado durante a apresentação. O sistema conta com duas avaliações externas que são o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), realizada com os alunos do 3º ano do ensino fundamental e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), com foco nos alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Essas duas avaliações auxiliam o Estado na elaboração de políticas públicas educacionais.

A outra avaliação é interna e realizada pela própria escola. Trata-se do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) que auxilia aos professores no planejamento de suas atividades, a partir de um diagnóstico do aprendizado dos alunos.

Avaliações educacionais

As avaliações educacionais são o tema central da Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Educação neste ano. De acordo com o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Romeu Caputo, é uma priorização dos debates a discussão dos usos das avaliações educacionais. “Para nós do Ministério da Educação é um tema sempre muito importante. Minas tem uma longa tradição de avaliação e da utilização dessas avaliações na produção de materiais, na formação de professores. Então, eu acho muito importante o Consed fazer esse debate e fazê-lo em Minas”, ressalta.

Para a secretária de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul e presidente do Consed, Maria Nilene Badeca da Costa, a agenda em Minas Gerais é uma oportunidade para conhecer a experiência do Estado na avaliação, área na qual é pioneiro. “Com isso queremos ouvir a experiência mineira na área. No Brasil, mais de 20 estados possuem avaliações nos ensinos fundamental e médio e esse momento de troca de experiências será muito importante”, afirma.

Consed

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que reúne as Secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. A associação tem por objetivo promover a integração entre esses órgãos visando ao desenvolvimento de uma educação pública de qualidade. 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato