Minas por Região
Infraestrutura

15h45min - 22 de Maio de 2013 Atualizado em 09h15min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Segem e Granbel debatem gestão de resíduos sólidos e duplicação da BR 381

Uma das propostas foi a mobilização dos prefeitos dos municípios envolvidos em prol da execução das obras da BR 381

O secretário de Estado de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira, e o presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), Carlaile Pedrosa, reuniram-se nesta terça-feira (21) com os prefeitos dos municípios da RMBH e Colar Metropolitano. O objetivo foi tratar dos passos necessários para a implantação do Programa Metropolitano de Resíduos Sólidos nesses municípios e, também, da duplicação da BR 381, que liga as duas regiões metropolitanas mineiras, a de Belo Horizonte e a do Vale do Aço.

Para Carlaile Pedrosa, a reunião marca o início de uma maior aproximação entre a Secretaria de Estado Extraordinária de Gestão Metropolitana (Segem) e a Granbel na busca de soluções para as administrações metropolitanas.

O secretário Alexandre Silveira fez a explanação sobre o projeto de duplicação da BR 381 e apresentou a proposta de mobilização dos prefeitos em prol da execução da obra. Nesta quinta (23) e sexta-feira (24), Alexandre Silveira lança a Marcha pela Rodovia da Vida nos municípios de Caratinga e João Monlevade. Ele se reunirá com lideranças da Vertente do Caparaó, oficializando o convite para a Marcha à Brasília.

Para Alexandre Silveira, a reivindicação pela duplicação já saiu da esfera política para ser uma luta pessoal. “Vivemos um momento decisivo para a história de Minas, em especial para todos nós do Leste Mineiro. Nos últimos dez anos, vencemos cada etapa do projeto para duplicação da BR-381. Agora é hora de juntos mostrarmos a força do povo mineiro em memória de todas às vítimas dessa rodovia”, reforçou ele.

A explanação sobre o programa de gestão metropolitana de resíduos, coordenado pela Segem, foi ministrada pelo chefe de Gabinete da Agência de Desenvolvimento da RMBH, Gustavo Horta Palhares, que apresentou o histórico da Parceria Público-Privada de Resíduos Sólidos Urbanos, cujo objetivo é atingir a meta de disposição final de forma correta de 100% dos resíduos sólidos urbanos na RMBH e Colar Metropolitano, tornando a Região Metropolitana de Belo Horizonte a primeira no Brasil a atingir esse nível.

Gustavo Palhares também falou sobre o Plano Metropolitano de Resíduos Sólidos, cujo processo de elaboração foi conduzido pela Segem e ARMBH. “O plano passou por audiências públicas e foi aprovado pelo Conselho Deliberativo Metropolitano em reunião realizada no dia 18 de abril de 2013”, ressaltou ele.

Além disso, Gustavo citou outras ações do programa de resíduos desenvolvido pela Segem, como a parceria com o Reino Unido que capacitou servidores municipais, estaduais e federais sobre parcerias público-privadas com foco na área de gestão de resíduos sólidos urbanos; e a cooperação financeira junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), cujo recurso, recebido a fundo perdido, será destinado à contratação, até o fim de 2013, da empresa responsável pela modelagem do Plano Metropolitano de Gestão dos Resíduos dos Serviços de Saúde (RSS) e da Construção Civil (RCC), que deverá ser concluído no segundo semestre de 2014.

O prefeito de Itaúna, Osmando Pereira da Silva, ressaltou que é raro ver uma iniciativa como esta do Governo de Minas, que vem auxiliar os municípios, responsáveis legalmente pela difícil e onerosa gestão de seus resíduos. “Mesmo que já tenhamos uma gestão própria dos resíduos em Itaúna, o custo é elevado e é grande o nosso entusiasmo de fazermos parte da PPP dos Resíduos Sólidos da RMBH”, afirmou ele.

Segundo o prefeito de Matozinhos, Antônio Divino.de Souza, “ apesar do município já possuir um aterro sanitário, já aderimos à PPP de Resíduos Sólidos, pois é inviável administrá-lo sozinho. Estamos estudando junto com a Segem a possiblidade de aproveitá-lo para o aterramento de resíduos da construção civil”.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato