Minas por Região
Educação

12h02min - 16 de Setembro de 2013 Atualizado em 09h10min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Série Boas Práticas destaca as contribuições das artes para o convívio social

Na Escola Estadual Dona Judith Gonçalves a disciplina e o aprender a falar em público são posturas estimuladas no Projeto Catavento

Utilizar a arte para desenvolver valores necessários ao convívio em sociedade. Na Escola Estadual Dona Judith Gonçalves, em Itaúna, região Centro-Oeste do Estado, os alunos participam do Projeto Catavento. Com o grupo de teatro, os estudantes aprendem a falar em público, a desenvolverem um trabalho em equipe e a ter mais disciplina. “A gente trabalha a voz, a gente trabalha o corpo, a gente se mistura“, lembra a estudante Adriele Karine de Oliveira.

Essa iniciativa que tem contribuído para a mudança de postura dos estudantes é o tema da série Boas Práticas desta semana. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), em parceria com a Rede Minas. A série é exibida nos intervalos da programação da emissora.

Outro incentivo dado pelo projeto é o interesse pela literatura. “Os alunos têm o maior conhecimento sobre literatura, porque a partir do momento que eles vão desenvolver a peça eles têm que saber quem criou a peça, como trabalhar em cima dessa peça para desenvolver o personagem”, explica a diretora da escola, Tatiana Amorim Drumond.

Encontro das artes

De acordo com o professor de teatro, Leonardo Vinícius de Souza, o projeto, além de estimular os alunos nas soluções de suas pequenas mazelas, no convívio em sociedade, também contribui para o desenvolvimento de outras habilidades artísticas dos estudantes. “A gente começa discutindo o que a gente quer mostrar. Utilizamos jogos cênicos, jogos corporais, utilização constante de música ao vivo. Então, com a utilização do teatro a gente pode trabalhar tantos as artes visuais, quanto a música, quanto às outras artes cênicas, a dança e até o audiovisual”, detalha o professor de teatro.

Série Boas Práticas

Os vídeos da série Boas Práticas têm duração de dois minutos e são exibidos nos intervalos da programação da Rede Minas. O material também está disponível no youtube da Secretaria de Estado de Educação e pode ser visto no Canal Minas Saúde.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato