Minas por Região
Educação

11h25min - 21 de Outubro de 2013 Atualizado em 09h09min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Série Boas Práticas destaca iniciativa que populariza a ciência na cidade de Simonésia

Em ação integrada, alunos são estimulados à pesquisas científicas que são apresentadas à comunidade em Mostra

Uma forma de levar a ciência à comunidade e compartilhar conhecimentos. Com este intuito a cidade de Simonésia, na Zona da Mata, recebe a Mostra Simoniesiense de Trabalhos Científicos (Mosit) todos os anos. O trabalho é uma realização conjunta das escolas públicas e particulares da cidade com o Instituto Pagus. A iniciativa que já possui três edições também pode ser vista na série Boas Práticas, uma realização da Secretaria de Estado de Educação em parceria com a Rede Minas. A série é exibida durante a programação da emissora.

Além dos trabalhos científicos desenvolvidos por alunos e educadores, a Mostra também traz uma programação variada como apresentações culturais e exposições. “A Mosit acontece há três anos e ali eles conseguem vivenciar experiências do cotidiano e estimula o espirito de jovens cientistas”, explica a analista educacional da Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu, Joelma de Almeida Marques. 

Entre os trabalhos apresentados na Mosit, em 2013, e que é destacado pela série ‘Boas práticas’ está a Horta Mandala. “É uma horta redonda que economiza água e permite o plantio de uma variedade de verduras em um mesmo canteiro e uma protege a outra. Para o combate às pragas há um galinheiro dentro da horta e o esterco produzido pelas galinhas é jogado no canteiro das hortas e o resto das verduras pode alimentar as galinhas”, detalha a estudante Géssica Gomes da Silva.

O projeto é desenvolvido por 12 famílias da cidade. A região é caracterizada pela monocultura do café e a Horta Mandala é uma alternativa para diversificar a produção e resgatar os costumes da cidade. “Trazer a Ciência para a comunidade e receber dela o seu conhecimento é muito importante para que possamos formar novos pesquisadores”, avalia o diretor do Instituto Pagus, Baeta Neves.

Série

Os vídeos da série ‘Boas Práticas’ também estão disponíveis no youtube da Secretaria de Estado de Educação e pode ser visto no Canal Minas Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato