Minas por Região
Educação

12h31min - 02 de Setembro de 2013 Atualizado em 09h11min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Série Boas Práticas traz ação de escola na recuperação de nascente no município de Vazante

'Projeto Plantando para o futuro, recuperando a nascente’ é desenvolvido pela Escola Estadual Presidente Juscelino Kubitschek

Ao plantar uma boa ideia, a escola pode ajudar no nascimento da cidadania e no cultivo da consciência sustentável. No município de Vazante, Noroeste de Minas, a Escola Estadual Presidente Juscelino Kubitschek desenvolve o ‘Projeto Plantando para o futuro, recuperando a nascente’. A iniciativa, que conta com o envolvimento de alunos e professores, ajudou a recuperar uma das nascentes da cidade e a deixar a natureza mais verde. Este projeto é o tema da série ‘Boas Práticas’ nesta segunda-feira (2). A série é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (SEE), em parceria com a Rede Minas, exibida nos intervalos da programação da emissora.

O projeto surgiu a partir de um contexto ambientalmente desfavorável. Vegetação devastada, erosões redução de cursos d’água’ eram alguma das características de um dos cenários naturais da cidade. “Com o cercamento, a vegetação nativa começou a crescer e com o plantio de mudas a água começou a brotar”, lembra o professor de Química, Ângelo Gomes de Melo.

Para essa mudança de realidade não foram poupados esforços. Alunos e professores realizaram o plantio e cultivo das mudas, como o combate às pragas. Eles também ajudaram na manutenção da área para receber visitas. “Esse projeto foi muito bom e contribuiu para uma consciência socioambiental de todos os alunos da nossa escola”, comenta a aluna Jéssica Morais Martins.

O trabalho, que virou referência na cidade virou estudo de caso e é apresentado a outras escolas da região. “A escola recebe alunos de outras escolas, de faculdades e nossos alunos, no início dão palestras e depois vem para o campo mostrar o trabalho”, conta a professora de Biologia, Marli Rodrigues Fonseca.

Série ‘Boas Práticas’

Os vídeos da série ‘Boas Práticas’ têm duração de dois minutos e são exibidos nos intervalos da programação da Rede Minas. O material também está disponível no youtube da Secretaria de Estado de Educação e pode ser visto no Canal Minas Saúde.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato