Minas por Região
Educação

17h07min - 18 de Fevereiro de 2013 Atualizado em 09h19min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Série Boas Práticas traz projeto que estimula leitura e escrita dos estudantes

Escolas estaduais de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Serra do Cipó e São José de Almeida, e escolas municipais de BH participam do Intercâmbio Cultural BH-Jabó

O hábito de escrever cartas é o destaque do novo vídeo da série Boas Práticas, veiculada a partir desta segunda-feira (18) pela Rede Minas de Televisão. A reportagem mostra que no auge da era digital, quando o hábito são conversas por torpedos, e-mails e mensagens pelas redes sociais, o costume ainda faz parte da vida de centenas de estudantes da rede pública de ensino de Minas Gerais.

Em foco está o projeto Intercâmbio Cultural BH-Jabó, que consiste na troca de cartas, a cada três semanas, entre alunos de escolas estaduais das cidades de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Serra do Cipó e São José de Almeida, e estudantes de escolas municipais de Belo Horizonte.

A professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Leônidas Marques Afonso, no município de Jaboticatubas, na região Central do Estado, Patrícia Auxiliadora Pereira Marques, explica como o projeto funciona. “Ele é realizado, basicamente, com alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, que trocam cartas durante quase todo o ano letivo, com isso têm oportunidade de vivenciarem novas histórias ao trocarem correspondências”, conta.

A professora garante ainda que a troca de correspondências também contribui para a construção do conhecimento em várias dimensões. “Trabalha concordância, pontuação, uso dos verbos corretamente, além de vários aspectos como o cognitivo, o cultural e o afetivo”, afirma.

Para o estudante Mateus Félix dos Santos, suas cartas são guiadas pelas emoções. “Eu tento escrever o que eu sinto, quando a pessoa me pergunta alguma coisa eu escrevo, quando eu quero demonstrar que estou ansioso eu escrevo também”, revela.

Início

O Intercâmbio Cultural BH-Jabó começou em 1997, idealizado por três irmãs, professoras de Língua Portuguesa que lecionam em diferentes municípios do Estado. Ilma Pereira Nunes Moreira, professora das escolas municipais Sobral Pinto e Agenor Alves de Carvalho, ambas na região Nordeste de Belo Horizonte, Ana Maria Pereira de Siqueira e Patrícia Auxiliadora Pereira Marques, que trabalham na Escola Estadual Leônidas Marques Afonso, no município de Jaboticatubas. Foi a localização das escolas que deu origem ao nome BH-Jabó.

A série

Por meio de vídeos, com duração de dois minutos, é mostrado como as escolas modificam sua realidade, com exemplos de boas práticas desenvolvidas todos os dias nas escolas da rede estadual de ensino. Ações que partem de alunos, professores, especialistas, pais e membros da comunidade com diferentes temáticas.

Os vídeos são exibidos nos intervalos da programação da Rede Minas, também estão disponíveis no Youtube da Secretaria de Estado de Educação e vão ao ar no Canal Minas Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato