Minas por Região
Economia / Desenvolvimento

19h29min - 06 de Março de 2013 Atualizado em 09h19min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Taxa de crescimento de Minas foi 2,5 vezes maior que a do Brasil em 2012

Levantamento da Fundação João Pinheiro revela que PIB do Estado cresceu 2,3% ante um índice nacional de 0,9%

Dados preliminares sobre o Produto Interno Bruto de Minas Gerais em 2012, divulgados pelo Centro de Estatística e Informações(CEI) da Fundação João Pinheiro nesta quarta-feira (06), apontam um crescimento da economia mineira da ordem de 2,3%.

De acordo com o estudo, a taxa de crescimento foi impulsionada, principalmente, pelos desempenhos positivos de setores como a agropecuária (4,4%), construção civil (4,4%), serviços da administração pública (3,5%) e produção e distribuição de energia e saneamento (3,1%).

A taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) mineiro em 2012 superou em 1,4 pontos percentuais a taxa de crescimento do PIB nacional (0,9%), divulgada no dia 1º de março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ou seja, o desempenho da economia de Minas foi cerca de duas vezes e meia superior ao registrado no conjunto da economia brasileira.

Segundo o coordenador de Contas Regionais do CEI, Raimundo Leal, ao comparar o desempenho de Minas e do Brasil, constata-se que a economia do estado reagiu aos estímulos de política econômica com antecedência e maior volatilidade. “Na recuperação, o resultado positivo do 1º semestre de 2012 determinou a maior taxa de crescimento anual do PIB no estado”, afirma.

Para o diretor do CEI, Frederico Poley, Minas Gerais teve destaque em setores que, a médio e longo prazos, estão se tornando mais estratégicos em nível mundial, como o agronegócio.  “A expansão dos mercados para China e Rússia está demandando cada vez mais alimentos, e Minas se destaca como um grande produtor na agricultura e na pecuária”, afirma.

De acordo com a presidente da Fundação João Pinheiro, Marilena Chaves, o consumo das famílias também tem tido papel importante na expansão do PIB mineiro nos últimos anos. “O bom desempenho da economia no Estado pode ser observado pela expansão do comércio e da indústria de construção civil. Indicadores interessantes neste contexto confirmam o aumento da produção insumos típicos da construção civil, como tijolos, placas, ladrilhos e cimento, entre outros no estado”, observa.

A performance de crescimento da agropecuária no estado (4,4%, contra queda de 2,3% no país), por exemplo, explica-se  pelos bons resultados da agricultura.  “A produção de café, cereais e soja impulsionou este resultado. Em 2012, estima-se um aumento em torno de 20% na quantidade (toneladas) de café colhida, em relação ao ano passado”, observa o coordenador Raimundo Leal.

A construção civil, que também teve crescimento significativo de 4,4% (contra 1,4% no país), está aquecida em Minas Gerais, o que foi corroborado pelo aumento de 5,7% no número de empregados no setor, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Outro setor em que houve diferença no ritmo de crescimento de Minas e Brasil foi o de transportes, com expansão de 2,3% no estado e de 0,5% no país. “Outros indicadores que apontam nesta mesma direção foram o aumento de 3,5% no consumo de óleo diesel em Minas, de 6,4% na quantidade de passageiros nos aeroportos de Confins e Pampulha e de 2,5% no transporte ferroviário de cargas”, explica Leal.

Em relação aos demais setores de atividade econômica em Minas Gerais, foram estimadas para 2012 variações de 0,7% na indústria de transformação, -0,3% na indústria de extração mineral, 2,0% no comércio, 2,3% nos serviços imobiliários e de aluguel e 1,8% nos "outros serviços".

Para o Brasil, as estimativas de variações divulgadas pelo IBGE foram de 3,6% na produção e distribuição de energia e saneamento, -2,5% na indústria de transformação, -1,1% na indústria de extração mineral, 1,0% no comércio, 1,3% nos serviços imobiliários e de aluguel, 2,8% nos serviços da administração pública e 1,5% nos "outros serviços".

Questionado sobre perspectivas, o coordenador de Contas Regionais do CEI, Raimundo Leal, mantém-se otimista. “Nos próximos trimestres, deve haver aceleração no crescimento econômico tanto em Minas Gerais quanto no Brasil”, afirma.

Revisão

Os dados do Produto Interno Bruto são divulgados anualmente como preliminares e, assim sendo, estão sujeitos a revisão. Estas revisões são procedimentos usuais adotados pelo Sistema de Contas Nacionais, sob a responsabilidade do IBGE, do qual fazem parte a Fundação João Pinheiro e demais órgãos estaduais de estatística.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato