Minas por Região
Segurança / Defesa Social

18h34min - 05 de Setembro de 2013 Atualizado em 09h11min - 18 de Novembro de 2013

VÍDEO: Veja a entrevista do delegado-chefe do Primeiro Departamento da Policia Civil, Anderson Alcantara, sobre o balanço das investigações

Durante coletiva realizada nesta quinta-feira, corporação divulgou situação dos procedimentos policiais instaurados durante a Copa das Confederações

Polícia Civil de Minas Gerais divulgou, durante coletiva realizada nesta quinta-feira (5), que 87 procedimentos policiais instaurados durante a Copa das Confederações já foram concluídos e encaminhados à Justiça, resultando no indiciamento de 85 adultos e no encaminhamento ao Juizado da Infância e da Juventude de 33 adolescentes.

Os procedimentos consistiam em Autos de Prisão em Flagrante (APF), Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e Autos de Apreensão em Flagrante de Ato Infracional (AFFAI) e investigavam crimes de furto, roubo, incêndio, formação de quadrilha, dano ao patrimônio, lesão corporal, corrupção de menores, roubo ou pichação.  Atualmente, outros 35 procedimentos continuam em andamento. A participação da população, feitas por meio de ligações para o telefone 181 do Disque Denúncia Unificado (DDU), por sua vez, resultou na identificação de seis envolvidos. O serviço garante o anonimato do informante.

Sete de setembro

De acordo com o delegado Anderson Alcântara, titular do 1º Departamento da Polícia Civil, o serviço de inteligência da corporação está em ação contínua, tanto no sentido de concluir as apurações ainda não encerradas, quanto para atuar em novas situações que venham a ocorrer. “Adquirimos muita experiência com os fatos recentes e percebemos também que as manifestações já se tornaram uma prática rotineira em todo o país. Por isso, nos organizamos para atuar de forma cada vez mais ágil na identificação, qualificação e prisão de pessoas que, eventualmente, se infiltrem nas manifestações populares, que são legítimas, visando apenas promover atitudes criminosas”, antecipou.

Questionado sobre qual será o planejamento da Polícia Civil para evitar a ocorrência de eventuais tumultos durante as comemorações do dia 7 de setembro, neste sábado, o delegado explicou que a Força Tarefa instituída para investigar os episódios de vandalismo permanecerá atuante. “A Polícia Civil mantém um canal integrado com a Polícia Militar, o Ministério Público e o Poder Judiciário para dar o encaminhamento devido aos casos registrados”, declarou.  

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato