Minas por Região
Copa do Mundo

11h30min - 06 de Dezembro de 2013 Atualizado em 11h49min

VÍDEO: Vídeo apresenta Minas Gerais para o mundo durante o sorteio dos grupos da Copa 2014

Produção ressalta que BH possui clima ameno e está a uma hora de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro; vocação do estado para a arte e o esporte também é destaque

Vídeo exibido durante o sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2014, na Costa do Sauipe (BA), apresenta as belezas, as riquezas e o patrimônio histórico, artístico e cultural de Minas Gerais e, especialmente, de Belo Horizonte, cidade-sede da competição internacional, para o mundo. A produção destaca a identificação do povo mineiro com a gastronomia, as artes, a natureza, a cultura e, claro, com o futebol.

O vídeo ressalta que, em 2013, Belo Horizonte foi considerada a capital do futebol no Brasil. Os dois principais times da cidade foram campeões de importantes torneios. O Atlético Mineiro sagrou-se campeão da Copa Libertadores da América enquanto o Cruzeiro Esporte Clube venceu o Campeonato Brasileiro.

Os títulos tiveram capítulos memoráveis no Mineirão, que foi totalmente modernizado para receber seis jogos da Copa do Mundo 2014, incluindo uma semifinal. Entregue para a Copa das Confederações, o novo Mineirão teve o seu primeiro jogo no dia 3 de fevereiro deste ano - um clássico entre Cruzeiro e Atlético pelo Campeonato Mineiro.

Após a reforma que durou dois anos e meio, cumprindo todos os prazos estipulados, o Mineirão se tornou uma arena multiuso de padrão internacional que, além de grandes jogos, já recebeu megaeventos de grandes artistas consagrados no mundo, como Elton John e Paul McCartney.

Além do moderno estádio, os centros de treinamento de BH também são destaques na área do esporte. O vídeo enfatiza que a Cidade do Galo e a Toca da Raposa, que pertencem, respectivamente, ao Atlético e Cruzeiro, contam com toda infraestrutura esportiva necessária para receber as seleções com o que há de mais moderno e avançado, com total conforto e privacidade.

Nas áreas de cultura e lazer, a produção enaltece a vocação do estado para a gastronomia, sendo conhecido como a terra do queijo e da cachaça artesanal. As cidades históricas no entorno da capital, com destaque para Ouro Preto, Mariana e Congonhas, são "verdadeiros museus a céu aberto" que apresentam a riqueza da cultura colonial brasileira, sobretudo as obras do mestre Aleijadinho.

O vídeo destaca ainda que as tradições mineiras dividem espaço com a modernidade. O Museu de Inhotim, em Brumadinho, detém um dos maiores e mais ricos acervos de arte contemporânea do mundo, com obras de artistas de renome internacional. Outro exemplo é o complexo arquitetônico da Pampulha, projetado pelo arquiteto modernista Oscar Niemeyer.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato