Minas por Região
Meio Ambiente

06h00min - 21 de Outubro de 2012 Atualizado em 21h26min - 30 de Junho de 2013

11º Festival Lixo e Cidadania discute inclusão de catadores

Evento começa nesta segunda-feira (22) e vai até o fim da semana, incluindo palestras, seminários e exposições de arte com presença de especialistas internacionais

O futuro do Brasil na gestão dos resíduos sólidos, com a inclusão socioprodutiva dos catadores de material reciclável, é o tema do 11º Festival Lixo e Cidadania 2012. O evento acontece a partir desta segunda-feira (22) e vai até 26 de outubro, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte.

A estimativa é que cerca de 1.200 pessoas participem das programações que incluem palestras, seminários e exposições de arte relacionadas ao tema, com presença de especialistas internacionais no assunto. Os seminários, debates e discussões desta edição partem de quatro vertentes: legislação, financiamento, desenvolvimento econômico e inclusão social, e tecnologias.

Além de proporcionar aos diferentes públicos participantes do evento a oportunidade de intercâmbios e troca de experiências em torno do desenvolvimento sustentável, do multiculturalismo, do empreendedorismo e da educação ambiental, os participantes terão a oportunidade de debater temas em defesa da diversidade e do reconhecimento afirmativo das culturas e das diferentes formas de empreendedorismo, tendo como foco a organização dos catadores de material reciclável. 

O 11º Festival Lixo e Cidadania contará com a participação de catadores de material reciclável, artistas, técnicos, pesquisadores, acadêmicos, gestores públicos, empresários e autoridades dos governos federal, estadual e municipal, além de representantes da União Europeia e da região da Catalunha, Espanha, que apresentarão suas experiências na gestão compartilhada dos resíduos sólidos.

O Festival é uma realização do Instituto de Referência em Resíduos (IRR), Fórum Estadual Lixo e Cidadania, Movimento Nacional de Catadores de Material Reciclável (MNCR), Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA), Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), Serviço Voluntário de Assistência Social (SERVAS), Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e Governo do Estado de Minas Gerais.  

A programação contará também com apresentações teatrais de grupos formados por catadores e ex-moradores de rua e por shows de artistas que orientam seus trabalhos pela ideia da reciclagem musical.

As inscrições para o Festival podem ser feitas pelo site: www.festivallixoecidadania.com.br

Clique aqui para ver a programação completa do evento.

Bolsa Reciclagem

A partir de dezembro deste ano, Minas será o primeiro Estado do país a remunerar associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis pelos serviços ambientais prestados. A iniciativa será colocada em prática por meio do Programa Bolsa Reciclagem, instituído por projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador Antonio Anastasia.

A implantação do programa acontece paralelamente a várias ações que vêm sendo desenvolvidas pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), a fim de incentivar a gestão integrada de resíduos sólidos urbanos no Estado.

O Programa Bolsa Reciclagem foi criado pelo Governo de Minas com o objetivo de conceder incentivo financeiro às cooperativas e associações de catadores que fazem segregação, enfardamento e a comercialização de papel, papelão, cartonato, plásticos, metais, vidros e outros resíduos pós-consumo.

Para 2012, a previsão é de que o investimento a ser feito pelo Governo do Estado na iniciativa seja da ordem de R$ 3 milhões, repassados a partir da apuração dos materiais comercializados pelas organizações no terceiro e quarto trimestre deste ano.

 

Serviço: 11º Festival de Lixo e Cidadania

Local: Centro Mineiro de Referência em Resíduos - Av. Belém, 40, bairro Esplanada, Belo Horizonte

Data: 22 a 26 de outubro

Informações: (31) 3465-1200

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato