Minas por Região
Turismo

11h32min - 10 de Março de 2014 Atualizado em 11h32min

6º Salão Mineiro do Turismo apresenta agenda cultural popular

Orquestras sinfônicas, chorinho, samba, teatro e congado estão na programação do evento em Belo Horizonte

O 6º Salão Mineiro de Turismo, que acontece nos dias 14 e 15 de março, no Minascentro, vai oferecer atrações culturais de vários municípios mineiros. Haverá apresentação de orquestras sinfônicas, chorinho, samba, teatro e congado, dentre outras. Na abertura, por exemplo, o projeto Céu e Terra levará música e dança apresentados por deficientes visuais e auditivos.

Na sexta-feira (14), Brumadinho apresenta o Coral Canto a Canto. Belo Horizonte estará representada por sua Corte Momesca e Escola de Bateria GRES Acadêmicos de Venda Nova. Pirapora traz a Banda Sinfônica Jovem, composta por jovens de 10 a 15 anos que tocam músicas barranqueiras e clássicos. Conselheiro Lafaiete vai apresentar teatro de rua com o espetáculo “O casamento da Maria Feia”. São Joaquim de Bicas traz o Grupo Flor de Minas, formado em sua maior parte por mulheres que apresentam um conjunto de flauta, dança, fanfarra, orquestra e violino. O chorinho vem de Santos Dumont com a banda É Choro Uai.

No segundo e último dia de evento, sábado (15), os Canarinhos de Itabirito abrem a programação. Com 40 anos de história, o grupo é composto por jovens músicos que cantam e tocam instrumentos. As Princesas do Milho estarão representando Cipotânea. A Corporação Musical São Sebastião, de Brumadinho, estará presente com o seu repertório que vai desde os antigos dobrados e marchas, passando por compositores eruditos, como Mozart e Vila Lobos, até ritmos mais populares, como samba, rock e bolero. O Grupo Lesma (Liga Ecológica Santa Matilde) vem de Conselheiro Lafaiete e traz um cortejo que mistura música e teatro.

Coronel Fabriciano traz a Marujada do Cocais, folguedo tradicional que possui particularidades, como o capitão e a dança do mastro ou da fita. A dança folclórica estará representada por Santana do Paraíso, com a sua Batucada Santana e Pirapora, com a Cia Danças Folclóricas Zabelê. Mariana apresenta a Sociedade Musical de Santa Cecília, que tem 113 anos de tradição e é integrada por 40 músicos. O município de Paula Cândido apresenta o congado com a Banda de Congos Antônio Coelho. Para encerrar o evento, haverá apresentação da Banda Municipal Santa Cecília, de São João del-Rei.

Projeto Céu e Terra

A iniciativa surgiu da necessidade de sua criadora, Wilmára Marliére, de apresentar a música e a dança para crianças e adolescentes socialmente vulneráveis com deficiência física. Apaixonada pela dança, ela tinha 12 anos quando foi diagnosticada com a síndrome de Arnold-Chiari, uma má formação rara e congênita que altera a estrutura do tronco cerebral.  A doença fez com que Wilmára fosse perdendo a audição e os movimentos das pernas. Desde então, a dança ganhou ainda mais força na vida da bailarina, que começou a estudar sobre deficiências auditivas e visuais.

Com essa bagagem, ela idealizou e desenvolveu o projeto Céu e Terra. O primeiro grupo começou em 1997, com oito pessoas que ensaiavam na sala de seu apartamento, e não parou mais. As aulas de balé e de violão são gratuitas e acontecem nas dependências do Colégio Arnaldo, seu parceiro desde o início do projeto. As despesas são custeadas com recursos do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), patrocinador da iniciativa. O grupo já conquistou dois prêmios Cena Minas, um programa do Governo de Minas de estímulo a grupos artísticos. Também foi agraciado em âmbito nacional com o prêmio Pontinhos de Cultura, do Ministério da Cultura. A programação completa pode ser vista no site www.salaomineirodoturismo.com.br

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato