Governador | Palavra do Governador

06h00min - 27 de Junho de 2013 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

“A juventude é um dos grandes patrimônios de Minas”, afirma Antonio Anastasia

Palavra do Governador desta semana destaca as diversas ações desenvolvidas pelo Governo do Estado voltadas para os jovens de todas as regiões

Os últimos dias foram marcados por intensas manifestações em todo o Brasil pedindo a melhoria dos serviços públicos. O movimento não conta com líderes bem definidos, mas,  na linha de frente, a juventude se destaca. No programa Palavra do Governador desta semana, o governador Antonio Anastasia fala da importância da juventude para o futuro de Minas Gerais e defende uma atuação mais intensa dos governos para melhorar cada vez mais a educação a fim de garantir um futuro melhorar para as próximas gerações.

“A juventude é o futuro do Estado. Os jovens estão se preparando nos seus estudos, na sua formação esportiva e cultural para assumir o comando do Estado como profissionais das diversas áreas, trabalhadores, professores. Eles são um grande patrimônio que nós temos. Minas Gerais é um Estado jovem na sua composição demográfica. Ficamos muito orgulhosos disso e, por isso, deve haver uma atenção muito especial a esta parcela da população, especialmente na educação”, defende Anastasia.

O governador lembra os últimos resultados de pesquisa do Governo Federal que apontou o Estado de Minas Gerais como o melhor na educação básica do Brasil. Para Anastasia, é preciso continuar investindo na qualificação dos jovens já que, segundo ele, o maior patrimônio do Estado é o seu capital humano.

“Fico muito orgulhoso quando Minas Gerais apresenta ao Brasil os melhores indicadores de educação pública de nosso país. Porque aí nós temos, de fato, o resultado do investimento, que é o mais relevante, na educação pública, onde eles (os jovens) vão se qualificar e ter a possibilidade de, no futuro, ter os melhores empregos”, afirma.

Centro de Referência de Juventude

No Palavra do Governador desta semana, Anastasia fala, ainda, sobre um novo centro de referência que está sendo construído em Belo Horizonte, onde serão realizadas diversas atividades voltadas diretamente para a juventude.

“Esse centro é uma parceria entre o Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte. Ele vai funcionar no centro da capital, perto da Praça da Estação, em um imóvel que está sendo restaurado. Vamos ter ali todas as políticas públicas voltadas para os jovens, esclarecimentos na área da saúde, qualificação profissional, primeiro emprego, ou seja, todo um elenco de ações para que o jovem se sinta incluído, participativo e que perceba, de fato, a necessidade de se aperfeiçoar para ter um futuro ainda mais promissor”, explica Anastasia.

Com dois pavimentos, o centro de referência da juventude de Minas Gerais abrigará uma biblioteca, um teatro de arena, auditório, cozinha experimental e academia para deficientes físicos. O BH Resolve, da Prefeitura de Belo Horizonte, será instalado no local, que também será a sede definitiva do Juventude e Polícia, importante projeto de combate à criminalidade do Governo de Minas.

O governador Antonio Anastasia lembra também de outros projetos voltados exclusivamente para a juventude que o Governo do Estado vem implementando e que têm gerado resultados concretos, como o Poupança Jovem, o Plug Minas, o Fica Vivo e o Point Barreiro, inaugurado recentemente.

“Os jovens têm sido objeto de nossa atenção já há muito tempo. Eu poderia citar entre as nossas ações o Programa Poupança Jovem, talvez a mais relevante. É um programa muito ousado, que já atende 20 mil alunos do ensino médio da rede pública estadual. No programa, o jovem recebe uma poupança em decorrência do seu bom desempenho na escola. É uma ação reconhecida pelo seu êxito e muito aplaudida pelo seu desempenho porque afasta a evasão escolar. Por outro lado, eu poderia citar também o Plug Minas, responsável por uma grande  inclusão digital de jovens naquilo que é mais moderno. Já o Fica Vivo é reconhecido pelas Nações Unidas como um dos programas mais eficazes na prevenção à criminalidade”, enumera o governador.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.