12h52min - 07 de Outubro de 2013 Atualizado em 12h55min

Aberta, em Varginha, a etapa estadual do Minas Olímpica Jogos de Minas 2013

Expectativa é que dois mil atletas, representando 58 cidades, participem desta etapa da competição

Divulgação / SEEJ
Jogos de Minas utilizará dez locais de competição em todo o município

Foi aberta neste sábado (5), a etapa estadual do Minas Olímpica Jogos de Minas 2013, em Varginha, no sul de Minas. Até a próxima quinta-feira (10), o evento reúne os 12 vencedores das etapas microrregionais, os campeões da etapa Belo Horizonte, as equipes representantes da cidade-sede, além dos times campeões e vice-campeões dos Jogos de Minas em 2012. A previsão é que cerca de 2 mil atletas, representando 58 cidades, estejam presentes na etapa, que utilizará dez locais de competição em todo o município.

A cerimônia de abertura, realizada no Varginha Tênis Clube, reuniu autoridades do município, além de atletas de todas as delegações participantes. O prefeito da cidade-sede Antônio Silva destacou o legado que os Jogos deixarão para o município. “Tenho a certeza de que a realização de um evento deste porte em nossa cidade é um importante exemplo aos nossos jovens, esportistas ou não, para que continuem batalhando por suas conquistas e realizações”, afirmou.

Já o secretário de Estado de Esportes e Juventude, Eros Biondini, falou da importância da etapa estadual dos Jogos de Minas. “É com enorme satisfação que participo deste momento tão grandioso para o esporte mineiro. Afinal, se considerarmos a realização do JIMI, temos uma competição que chega aos 30 anos de história. Aqui reunimos grandes atletas e equipes que poderão deixar sua marca nessas quase três décadas de tradição deste evento que, ao final, apontará quais os melhores times do estado em cada modalidade. Deixo meus parabéns a todos pelo empenho e participação e desejo boa sorte na disputa dos Jogos”, disse.

Os resultados e a programação da etapa estadual dos Jogos de Minas podem ser acessados no site oficial do evento: jogosdeminas.esportes.mg.gov.br.

Jogos de Minas

Competição de esporte de alto rendimento que envolve atletas e equipes federados. Busca o fortalecimento esportivo dos municípios do interior e o surgimento de talentos que possam representar o Estado de Minas Gerais nas principais competições nacionais e internacionais.

O torneio é dividido em duas etapas, microrregional e estadual, com 16 modalidades em disputa nos naipes masculino e feminino.

Nas microrregionais acontecem as disputas das modalidades coletivas. Os municípios participantes são divididos em 12 sedes.  Belo Horizonte possui uma etapa própria para apontar seus representantes nos Jogos de Minas. As equipes campeãs se classificam para a estadual.

Varginha recebe, em outubro, a etapa estadual com as competições de basquete, futsal, vôlei e judô.