Minas por Região
Ciência e Tecnologia

10h35min - 24 de Março de 2015 Atualizado em 14h48min

Abertas as inscrições para o Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia

Serão agraciadas empresas e instituições que tenham contribuído para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia em Minas Gerais

A Fundação de Amparo à Pesquis do Estado de Minas Gerais (Fapemig) lançou a edição 2015 do Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia. Neste ano, a categoria contemplada será Instituição/Empresa. O objetivo é reconhecer o trabalho de unidade (departamento, laboratório, núcleo, entre outras) de instituição/empresa com atuação em Ciência e Tecnologia, ou a própria instituição/empresa, pública ou privada, sediada no Estado de Minas Gerais ou que tenha seu centro de pesquisa e desenvolvimento ou similar instalado em território mineiro. Além de diploma e medalha, o vencedor receberá prêmio em dinheiro no valor de R$12 mil, a ser investido em atividades de pesquisa básica desenvolvidas pelo agraciado.

O lançamento da edição 2015 foi marcado por cerimônia realizada nesta segunda-feira (23/3) no auditório da reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramírez, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge de Almeida Guimarães, o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Vinícius Rezende, e o presidente da Fapemig, Evaldo Ferreira Vilela, que também é presidente da comissão julgadora do prêmio, participaram da solenidade.

Na ocasião, Vilela lembrou um dos principais motivos para a criação do prêmio, há quase oito anos: apurar os resultados dos investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação e apresentá-los para a sociedade. “Temos que criar, no Brasil, um sistema mais focado em resultados. Para uma agência como a Fapemig, é essencial entregar inovações e qualidade de vida para a população. Mas não há inovação sem pesquisa básica”, acredita.

Inscrições

O período de inscrições para o Prêmio Marcos Mares Guia vai de 24 de março a 5 de junho de 2015. Para se candidatar, é necessário encaminhar, pelos correios, documentos como uma justificativa ou carta de recomendação destacando o porquê da candidatura; resumo, em até três laudas, da pesquisa ou conjunto delas; e ficha de inscrição devidamente preenchida. Todos os detalhes estão disponíveis no portal da Fapemig, pelo endereço www.fapemig.br/premio.

As propostas serão avaliadas por uma comissão julgadora, formada por seis membros, todos pesquisadores de reconhecido mérito, sendo dois indicados pelo Conselho Curador da Fapemig, um indicado pelo Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Conecit), um indicado do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Ipes), um indicado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e um indicado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). O julgamento será finalizado até 4 de setembro de 2015 e o anúncio do vencedor acontecerá em até 60 dias após essa data.

O Prêmio

O Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia foi lançado em 2008 e a primeira edição ocorreu em 2009, quando se reuniu a Comissão Julgadora para analisar os trabalhos inscritos nas categorias “Instituição” e “Pesquisador”.

Os agraciados com o Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luiz dos Mares Guia” das edições anteriores, seguem listados por ano de premiação. Em anos ímpares o prêmio contemplou a categoria “Instituição/Empresa” e nos anos pares foi agraciada a categoria “Pesquisador”.

No ano de 2009, Ricardo Tostes Gazzinelli (CPqRR e UFMG) foi indicado por unanimidade pela Comissão Julgadora com o trabalho “Atividades acadêmicas, contribuições e impacto em soluções tecnológicas”; no mesmo ano, Marcus Vinicius Gomez recebeu Menção Honrosa pelo título “Avaliação pré-clínica do uso de polidimetilsiloxano (PMDS) em cirurgia radioguiada de lesões ocultas da mama”. Ambos se destacaram pela relevância de suas contribuições à Ciência.

Em 2010, o agraciado foi o professor Robson Augusto Souza dos Santos (UFMG), com o título “Sistema renina-angiotensiva e antaguvistas no tratamento de doenças do coração e outros”. Neste mesmo ano a Menção Honrosa foi destinada ao pesquisador Wilson Mayrink (UFOP), com o trabalho “Impacto da vacina contra a leishmaniose cutânea na microrregião de Caratinga”.

Em 2011, a BIOAGRO – Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária (UFV), foi premiada pelo conjunto de sua obra.

O trabalho “A Determinação da Paternidade pelo DNA - Estudos sobre a Formação e Estrutura da População Brasileira – e Luta Científica contra o Racismo”, de Sérgio Danilo Junho Pena (Instituto de Ciências Biológicas (ICB)/UFMG) levou o prêmio em 2012.

No ano seguinte, 2013, o Instituto de Ciências Biológicas (ICB)/UFMG foi premiado pelo conjunto de sua obra.

Em 2014, o premiado foi Marcos Assunção Pimenta (Física/UFMG), com o trabalho “Da pesquisa básica a aplicações tecnológicas de nanotubos de carbono em Minas Gerais”.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato