Reforma Agrária

15h02min - 18 de Junho de 2008 Atualizado em 04h33min - 28 de Junho de 2013

Ação da Emater-MG beneficia 146 assentamentos no Estado

BELO HORIZONTE (18/06/08) - A Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a superintendência regional do Incra assinaram nessa terça-feira (17) contrato de Assistência Técnica, Social e Ambiental (Ates) que vai garantir atendimento para 7,5 mil famílias de 146 assentamentos localizados nas regiões Norte, Leste, Central, Vale do Jequitinhonha e Triângulo Mineiro. Atualmente, a empresa mantém 106 extensionistas exclusivamente destacados para o trabalho junto às famílias assentadas, que também contam com o suporte técnico da equipe de coordenadores da empresa em várias áreas, como bovinocultura, agroecologia, fruticultura e outras.

"As ações da Emater nesta área devem gerar, na prática, um aporte de cerca de R$ 30 milhões em investimentos para esse público, por meio de projetos e programas que têm por objetivo dar sustentabilidade aos assentamentos implantados no Estado", afirmou a coordenadora estadual de Reforma Agrária da Emater-MG, Eugênia Mara Dias Gonçalves.

Como exemplo de impacto positivo das ações de assistência técnica e extensão rural na geração de renda para os municípios, a coordenadora da Emater-MG citou os Planos de Exploração Anual (PEA), que direciona crédito a fundo perdido para as famílias, a serem utilizados na compra de material de construção, alimentos, remédios, além de aquisição de animais, insumos e maquinário para iniciar as atividades produtivas.

Eugênia Mara ressaltou que os recursos do PEA têm grande impacto nas economias municipais. "Hoje as próprias prefeituras querem a empresa como prestadora de serviços de Ates, pois reconhecem nos assentamentos um grande propulsor da economia da região e, no trabalho da Emater, uma garantia de ação com qualidade e sustentabilidade", enfatizou.

Homenagem em Santa Vitória

As 142 famílias residentes no Projeto de Assentamento Nova Jubran, no município de Santa Vitória, no Triângulo, vão homenagear a equipe local da Emater-MG, durante as comemorações do 4º aniversário de implantação do assentamento. A festa será neste sábado (21), a partir de 12h30. Estarão presentes o presidente da Emater-MG, José Silva Soares, a coordenadora de Reforma Agrária, Eugênia Mara, os técnicos da equipe local, representantes do Incra, prefeitos e outras lideranças de municípios da região.

"É uma data muito importante para a comunidade local, pois o assentamento representa, além da conquista da terra, a conquista da cidadania, com a oportunidade de produção e melhoria de renda. Além da festa, haverá discussões sobre habitação rural e diversificação da produção e novos meios de comercialização, com o apoio da equipe de extensionistas da Emater", informou Eugênia Mara.