09h41min - 11 de Agosto de 2015 Atualizado em 09h44min

Ação da Ruralminas garante reserva hídrica para mais 2 mil famílias em Campanário

Intervenções da empresa resultaram em ampliação e limpeza do reservatório da barragem, responsável por fornecer água para a cidade

Reservatório da barragem de Campanário após as obras realizadas pela Ruralminas

A Ruralminas, em parceria com a Copasa e Prefeitura Municipal de Campanário, no Vale do Mucuri, realizou obras de ampliação e limpeza do reservatório da barragem do município, responsável por fornecer água para a cidade. Com esse trabalho, cerca de duas mil famílias da região passarão a contar com uma reserva hídrica de abastecimento.

De acordo com o geógrafo ambiental e gerente regional da Ruralminas, em Governador Valadares, Leonardo Machado Natalino, esse trabalho é de extrema importância para a garantia de água para a região, principalmente neste momento de escassez hídrica.

“A intenção é promover ações que venham garantir segurança hídrica, com enfoque ambiental para todas as regiões, respeitando as características e necessidades de cada localidade. A Ruralminas, com todo seu conhecimento e experiência em conservação de água e solo, pode contribuir muito nesse momento”, explica Natalino. “O importante é fazer de forma correta e eficiente não só para solucionar os problemas imediatos relacionados à disponibilidade de água, mas também para evitar problemas futuros”..

Sem a realização das ações de ampliação e limpeza do reservatório da barragem de Campanário se tornaria inviável o uso da água, tanto pela pouca quantidade disponível, quanto por sua má qualidade.

Para o gerente da Copasa em Mucuri, Aldo José Diniz, a eficiência técnica empregada nesse trabalho contribui para que esse quadro seja revertido. “Ficamos surpresos com a qualidade dos trabalhos e com o conhecimento técnico da Ruralminas. Precisamos somar esforços para atender a uma demanda cada vez mais crescente, utilizando todo o conhecimento da Fundação, que tem contribuído muito para o desenvolvimento do nosso Estado”, afirma.

Após as intervenções feitas pela Ruralminas, a gerência da Copasa, em Mucuri, encaminhou uma solicitação ao Departamento Técnico da empresa para que seja firmado um convênio com a Ruralminas. O objetivo é estender esse tipo de trabalho a todos os reservatórios da Copasa, em diversos municípios da região.