Minas por Região
Cultura

13h54min - 31 de Março de 2015 Atualizado em 14h30min

Acervos coloniais e imperiais poderão integrar o Registro Nacional do Programa Memória do Mundo

120 anos do Arquivo Público Mineiro: a instituição cultural mais antiga de Minas Gerais lançou, na segunda-feira (30/3), as comemorações oficiais de seu aniversário

Divulgação/SEC
Reunião com os parceiros do Arquivo Público Mineiro para viabilização do projeto de celebração da data
Reunião com os parceiros do Arquivo Público Mineiro para viabilização do projeto de celebração da data

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) vai propor ao Registro Nacional do Brasil, do Programa Memória do Mundo, da UNESCO, a inscrição dos acervos coloniais e imperiais do Arquivo Público Mineiro (APM), para as comemorações dos 120 anos da instituição.

O Edital MOWBrasil 2015 recebe candidaturas de entidades públicas ou privadas, e de pessoas físicas detentoras de documentos ou conjuntos documentais de valor inquestionável e excepcional para a memória brasileira. As candidaturas aprovadas serão divulgadas até o dia 5 de outubro de 2015.

O Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo, da UNESCO, foi criado em setembro de 2004, pelo Ministério da Cultura – MinC. Desde a instalação oficial em 2007 o Comitê já lançou oito editais, resultando em 73 acervos nominados.

120 anos do APM

O Arquivo Público Mineiro (APM) lançou, na tarde da segunda-feira (30/3), o início das comemorações oficiais dos 120 anos da instituição cultural mais antiga de Minas Gerais. 

Com a presença do secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, a superintendente do APM, Vilma Moreira Santos, e sua equipe se reuniram com os amigos do APM com o intuito de convidar esses parceiros a se engajarem no projeto de celebração da data.

Consciente da importância do Arquivo Público Mineiro, o secretário enalteceu a trajetória da instituição. “O Circuito Cultural Praça da Liberdade começou assim que o APM se instalou nesse prédio, que já foi sede da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Vejo com muito êxito o trabalho dos pesquisadores e historiadores que aqui atuam. Nesse sentido, agradeço a contribuição dos Amigos do APM no incremento do trabalho deste órgão”, ressaltou.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato