Minas por Região
Social | Trabalho / Social

17h02min - 20 de Setembro de 2013 Atualizado em 17h33min

Adolescentes de centro socioeducativo apresentam peça de teatro na UFMG

Jovens da unidade de Justinópolis, na Região Metropolitana de BH, encenaram história de garoto que se envolve com drogas

Divulgação / Seds
Apresentação dos adolescentes do Centro Socioeducativo de Justinópolis, de Ribeirão das Neves
Apresentação dos adolescentes do Centro Socioeducativo de Justinópolis, de Ribeirão das Neves

Adolescentes do Centro Socioeducativo de Justinópolis, de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, apresentaram uma peça de teatro na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) nesta sexta-feira (20). A peça, uma mistura de drama e comédia, conta a história de Alessandro, o “22”, um adolescente com uma família desestruturada que se envolve com drogas. Após ser inserido no sistema socioeducativo, o adolescente recebe orientação e oportunidades de trabalho e estudo, criando perspectivas para sua vida.

Os jovens se apresentaram no Seminário Controvérsias Contemporâneas – Direito e Psicanálise, no prédio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG. A peça "Agente Ensina a Gente" é encenada por sete adolescentes e dirigida pelo agente socioeducativo Júlio César da Silva, autor do projeto de teatro Guerreiros da Vinci, que funciona no centro socioeducativo.

O adolescente e ator principal da peça, A.R., afirma que o grupo ensaia três vezes por semana e que o teatro também abre portas para eles. Dois adolescentes, junto com o coordenador do curso, irão participar de um curso de figurinista, oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que será ministrado no Colégio Técnico (Coltec) da UFMG.

Segundo o coordenador do curso de teatro, Júlio César, “a arte e a cultura são ferramentas importantes no processo de ressocialização dos adolescentes dentro do sistema socioeducativo. Elas são educadoras, e ampliam a visão do jovem para a vida”. O projeto de teatro foi iniciado por Júlio há cinco anos, e todos os adolescentes passam por uma seleção para integrar o grupo. São avaliados no teste de aptidão expressões verbal e gestual, além do comportamento do jovem.

O diretor geral do Centro Socioeducativo de Justinópolis, Júlio César Gomide, completa que é perceptível o bem que a arte faz aos adolescentes, pois é motivadora para eles. A unidade tem, além do teatro, outros projetos que usam arte e esporte na recuperação dos jovens.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato