Minas por Região
Segurança / Defesa Social

18h32min - 14 de Julho de 2014 Atualizado em 08h31min - 15 de Julho de 2014

Adolescentes do Socioeducativo concluem curso profissionalizante de garçom

Foram dois meses de aula, sendo duas horas e meia por dia, três vezes por semana, totalizando em 60 horas

Cerca de 20 adolescentes, com idade entre 12 e 15 anos, que cumprem medida de semiliberdade na Casa Planalto, em Belo Horizonte, concluíram o Curso Profissionalizante de Garçom. Para celebrar o projeto foi realizado um almoço para que os familiares dos jovens pudessem ver na prática todo o aprendizado do curso. “Está sendo muito legal ter a nossa família por perto para que a gente possa mostrar tudo o que aprendeu. Espero que eles também estejam gostando”, disse um dos adolescentes de 15 anos que participou do curso.

Foram dois meses de aula, sendo duas horas e meia por dia, três vezes por semana, totalizando em 60 horas. Entre os tópicos do curso, os jovens aprenderam como servir uma mesa, a utilidade de cada talher e de cada taça, como recepcionar uma pessoa, a postura para se trabalhar em restaurantes, bem como algumas regras de etiqueta à mesa. “Não vou mais passar vergonha quando for a um restaurante. Agora eu sei como devo me comportar”, contou um dos formandos do curso.

Durante o almoço, o pai de um dos adolescentes disse que estava orgulhoso de ver o filho servindo de forma correta e tão profissional todos os convidados. “Trabalhei como garçom a vida inteira, e ver meu filho aprendendo esse mesmo ofício me deixa muito feliz. Fico tranquilo em saber que ele já tem uma profissão garantida. É só estudar e se dedicar agora,” afirmou emocionado.  Para a mãe de outro jovem, “o curso vai ser muito útil para ele conseguir um emprego e dar um novo sentido na vida”.

O professor do curso, Geraldo Magela, disse que a experiência foi muito gratificante. Instrutor durante vários anos no Senac, ele atualmente é metre de um restaurante na zona sul de Belo Horizonte. Magela contou que foi exigente com os alunos e tem certeza que o que ensinou vai ser muito útil na vida dos jovens, mesmo para aqueles que não trabalhem como garçons. “Quando recebi o convite para vir ensinar para esses adolescentes o ofício de garçom, não pensei duas vezes. E foi surpreendente ver o interesse deles a cada nova aula. Nos momentos de prática, era possível ver o quanto eles gostavam. Hoje, depois de dois meses, posso dizer que valeu muito a pena. Acabei aprendendo muito com eles também. Foi uma experiência que vou guardar para sempre”, concluiu Magela.

Para a diretora geral da Unidade Socioeducativa de Semiliberdade Planalto, Leziane Parré, é muito importante esse incentivo à profissionalização dos adolescentes. “Ficamos gratificados em poder contribuir para a formação desses jovens. Sabemos que, ao sair daqui, eles estarão mais preparados para o mercado de trabalho. Estou muito feliz em vê-los servindo empolgados com a atividade”, disse.

Todos os adolescentes que participaram do curso receberam certificado de participação ou conclusão, conforme sua frequência.

Outras atividades

Antes de começar o almoço, os adolescentes fizeram uma breve apresentação de dança urbana para os convidados que assistiram empolgados. Ao final, muitos aplausos e vários sorrisos nos rostos dos jovens “dançarinos”. A dança é mais uma das atividades realizadas na unidade que conta também com as oficinas de grafite e de saúde, atividades lúdicas, práticas esportivas e do incentivo ao ensino.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato