Minas por Região
Segurança / Defesa Social

15h38min - 22 de Setembro de 2014 Atualizado em 16h02min

Adolescentes internados em centros socioeducativos participam de curso de garçom

O conteúdo do curso é de aulas teóricas e práticas, nas quais os alunos aprendem desde como cuidar da aparência até como dobrar um guardanapo

A Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase), em parceria com a Associação Mineira de Educação Continuada (Asmec), oferece o curso de garçom para 11 adolescentes de cinco unidades do sistema socioeducativo, da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Os jovens, com idades entre 15 e 18 anos, cumprem medida de internação no Centro de Atendimento ao Adolescente (Cead) e nos centros socioeducativos Santa Terezinha, São Jerônimo, Justinopólis e Santa Clara. Eles foram convidados para fazer o curso e selecionados pelas próprias unidades. As aulas já acontecem desde julho, sempre as terças, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h. O encerramento da atividade está previsto para o dia 14 de outubro, totalizando uma carga horária de 80 horas.

O conteúdo do curso é de aulas teóricas e práticas, nas quais os alunos aprendem desde como cuidar da aparência até como dobrar um guardanapo. Os adolescentes são preparados para trabalhar em diversos tipos de estabelecimentos, como restaurantes, bares, lanchonetes, café, entre outros.

Um dos adolescentes participantes destacou que é o terceiro curso do qual ele participa e que nunca imaginou que o centro socioeducativo fosse lhe trazer tantos aprendizados. “Essa é mais uma oportunidade que eu estou tendo e que abrirá muitas portas para mim. Já aprendi muitos segredos de um bom garçom, como saber conversar, servir e ter uma boa postura. Espero pôr em prática e conseguir um emprego quando eu sair”.

A professora Carmem Maia é gestora hoteleira e gastronômica e, há três anos, tem lecionado para presos e adolescentes em conflito com a lei. Ela diz que a cada conquista de um de seus alunos se sente muito realizada por ter contribuído para a melhora da vida deles. Um de seus alunos, que é egresso do sistema prisional, é hoje gerente de um grande restaurante. “Eu sempre falo para todos que isso é uma grande oportunidade. O mercado de trabalho está aberto para todos, só depende deles acreditarem e buscarem.”

Em uma turma composta em sua maioria por rapazes e apenas duas moças, se destaca uma jovem de 16 anos. Ela garante que será uma boa profissional. “Eu quero sair com um emprego já, aproveitar essa oportunidade e mudar de vida. O curso é muito interessante, foi difícil aprender a equilibrar uma bandeja, mas a prática me ajudou a não deixar mais as coisas caírem”, revelou a jovem.

Além da parte teórica os jovens também têm aprendido um pouco da prática do dia-a-dia dos garçons. Na terça-feira (17/09) a aula foi um pouco diferente do habitual. Os adolescentes puderam conhecer um restaurante de outra forma. Eles realizaram a primeira visita técnica em um restaurante da região. Durante o passeio, os adolescentes esclareceram dúvidas, receberam dicas para conseguir um emprego, além de conhecerem o funcionamento do estabelecimento.

Todos os adolescentes atendidos pela Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas frequentam escola e concluem pelo menos um curso profissionalizante durante a passagem pelo sistema socioeducativo. A psicóloga e gestora de formação profissional, Fernanda Reis Pedro, destaca que a subsecretaria busca sempre parcerias para que atividades como essas aconteçam. “Procuramos cursos atrativos e de fácil aplicação no mundo, para dar aos jovens não só conhecimento, mas também uma profissão.”

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato