Fazenda

17h54min - 09 de Outubro de 2013 Atualizado em 17h55min

Agência de classificação de risco de crédito mantém perspectiva estável de Minas Gerais

A crescente fonte de arrecadação própria e uma base econômica diversificada, entre outros aspectos, foram consideradas pontos positivos no relatório da Moody’s

A agência de classificação de risco de crédito Moody’s divulgou nesta quarta-feira (9) a avaliação de crédito para o Estado de Minas Gerais, na qual manteve o seu rating em Baa3 e a perspectiva de crédito estável, garantindo ao Estado o grau de investimento.

De acordo com a Moody’s, a manutenção da nota de Minas Gerais reflete o sólido desempenho estadual, além do ambiente operacional estável. A agência afirma ainda que a recente redução da perspectiva da nota do Brasil não conduz a qualquer mudança substancial no perfil de crédito do Estado.

Entre os pontos positivos considerados no relatório, destacam-se a crescente e sólida fonte de arrecadação própria e uma base econômica diversificada, a manutenção da tendência dos saldos operacionais brutos e superávit financeiro, além de políticas e práticas de gestão claras.

Já como desafios, apontam-se a grande carga de dívida, embora reconheçam que está diminuindo, e a crescente pressão nos custos operacionais. No atual contexto de baixo crescimento econômico e de desafios para a manutenção das contas públicas em todo o país, a avaliação da Moody’s foi positiva para o Estado.

De modo semelhante, em agosto de 2013 a agência de classificação de risco de crédito Standard & Poor’s também reafirmou os ratings de crédito em grau de investimento concedidos inicialmente em 2012 ao Estado de Minas Gerais.