Minas por Região
Meio Ambiente | Agricultura

17h30min - 06 de Maio de 2015 Atualizado em 10h19min - 07 de Maio de 2015

Agricultores familiares ganham mais tempo para Cadastro Rural

Assunto foi discutido durante primeira reunião ordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedraf-MG)

Omar Freire/Imprensa MG
Primeira reunião ordinária em 2015 do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável
Primeira reunião ordinária em 2015 do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável

Os agricultores familiares que ainda não realizaram o Cadastro Ambiental Rural (CAR) ganharam mais tempo com a prorrogação do prazo para a inscrição por mais um ano. Em Minas Gerais, dos 550 mil propriedades rurais, cerca de 80% pertencem a pequenos agricultores. Segundo levantamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e  Desenvolvimento Sustentável (Semad), responsável pela coordenação do cadastro em Minas, cerca de 93 mil propriedades foram cadastradas até o momento.

O assunto foi abordado nesta quarta-feira (6/5), em Belo Horizonte, durante a primeira reunião ordinária em 2015 do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedraf-MG), presidido pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Glenio Martins e pela secretária adjunta, Fabiola Paulino.

Previsto no Novo Código Florestal, o registro é obrigatório para todos os imóveis rurais e tem como finalidade integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

O pequeno proprietário rural que detém área de até quatro módulos fiscais poderá se dirigir a um dos regionais do IEF, Núcleos de Regularização Ambiental (NRRA), Superintendências Regionais de Regularização Ambiental (Suprams) ou entidades parceiras para que técnicos treinados o auxiliem na realização do cadastro.

“A prorrogação do prazo foi importante porque o agricultor familiar, com até quatro módulos fiscais, terá mais tempo para se preparar. E é bom também para o Estado definir estratégias de como se preparar para atender a essa demanda”, disse Martins. Ele lembra que a prorrogação do prazo para o CAR, que entraria em vigor hoje, atende pedido do governador Fernando Pimentel junto à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Parceria com a sociedade

Uma das estratégias já em curso para atender o agricultor familiar é a parceria com entidades para a realização do cadastro, gratuitamente. O presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva, disse que a entidade conta hoje com mais de 70 técnicos preparados para fazer o CAR, via sindicatos rurais. “Somos parceiros da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, do Governo do Estado, para a realização do cadastro”, disse Vilson Silva, um dos 12 conselheiros presentes à reunião da Cedraf-MG.

O encontro foi o primeiro da nova gestão e teve o papel de aprovar importantes medidas para alavancar o segmento. “A gente sente um clima de muita unidade dos movimentos sociais e sindicais em torno da criação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, que foi o grande destaque desta primeira reunião”, afirmou Glenio Martins.

Crédito fundiário

Outro destaque da reunião foi a aprovação de cerca de R$ 34 milhões em crédito fundiário, que irá beneficiar 358 famílias de várias regiões do Estado, por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Foram 17 propostas aprovadas que equivalem a uma área de cerca de 5.200 hectares.

Participaram da reunião representantes das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Agrário e de Planejamento e Gestão; da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); da Superintendência Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg); da Federação Quilombola de Minas Gerais; da Articulação Mineira de Agroecologia (ASA); da Articulação do Semi-árido de Minas Gerais; da Associação Mineira das Escolas Família Agrícola; da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária; e da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), além de convidados.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato