Minas por Região
Agricultura

15h50min - 05 de Maio de 2015 Atualizado em 15h52min

Agricultura e Epamig participam do Teste de Progênie do Gir Leiteiro na Expozebu

Programa promove o melhoramento genético da raça Gir por meio da identificação e seleção de touros geneticamente superiores

Criadores da raça Gir Leiteiro, representantes das centrais de inseminação, imprensa, empresários e produtores rurais lotaram o Salão Nobre da ABCZ, em Uberaba, nessa segunda feira (4/5), para a divulgação do resultado do Teste de Progênie do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) e entrega do Sumário Brasileiro de Touros que é elaborado pela Embrapa e ABCGIL. O presidente da Epamig, Rui Verneque foi o apresentador do resultado que contou a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento João Cruz Reis Filho.

A Epamig é uma das principais colaboradoras do Teste de Progênie. Participa com seu rebanho da Fazenda Getúlio Vargas e inclui touros em teste. O presidente da empresa afirmou que vai intensificar os trabalhos nesse campo experimental. O programa, que completa 30 anos, promove o melhoramento genético da raça Gir por meio da identificação e seleção de touros geneticamente superiores para as características de produção (leite, gordura, proteína e sólidos totais), de conformação e de manejo. A solenidade foi marcada por homenagens a criadores que participam e incentivam o seu desenvolvimento.

Para o secretário João Cruz Reis Filho, o programa revolucionou a pecuária brasileira e mundial. Durante seu pronunciamento ele destacou o trabalho incansável de pesquisadores e criadores, fundamental para o desenvolvimento do PNMGL. “Nosso ganho é incalculável. Mesmo com três décadas, estamos no começo e no caminho certo, amparados pela ABCZ, Embrapa, ABCGIL, Epamig e outros parceiros. Porém, ainda temos muito chão pela frente”, afirmou. Ele aproveitou para informar que o Governo do Estado está fazendo um grande esforço para aumentar o fomento ao melhoramento genético. “Estamos reestruturando os projetos de fomento à pecuária leiteira do Estado e vamos apoiar os testes de progênies e programas de melhoramento genético”, explicou.

O secretário de Estado da Fazenda de Minas Gerais e presidente da ABCGIL, José Afonso Bicalho, disse que o programa é um exemplo de sucesso da parceria público-privada no país. “Sabemos que o resultado do Teste de Progênie é o guia de trabalho na fazenda”, disse. Para o chefe adjunto de pesquisa da Embrapa Gado de Leite, Marcelo Otênio, o resultado desse trabalho inovador é a qualidade do leite e a qualidade de vida da população.

O programa tem mais de 300 touros testados e outros touros em teste, com a garantia de continuidade com excelentes reprodutores em avaliação, gerando importante repercussão técnica e econômica para a raça, os criadores e o mercado em geral. O Sumário Brasileiro de Touros 2015 - Resultado do Teste de Progênie está disponível no site da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) http://www.girleiteiro.org.br e no site da Embrapa Gado de Leite https://www.embrapa.br/gado-de-leite

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato