Minas por Região
Agricultura

10h33min - 26 de Fevereiro de 2015 Atualizado em 10h34min

Agricultura Familiar marca presença no Festival do Japão em Minas

Produtores mineiros vão expor e comercializar sua produção em evento que começa nesta sexta-feira vai até o próximo domingo

 Doces, quitandas, mel, diversos tipos de queijo e produtos lácteos derivados de leite de cabra e de ovelha estarão disponíveis nos estandes
Doces, quitandas, mel, diversos tipos de queijo e produtos lácteos derivados de leite de cabra e de ovelha estarão disponíveis nos estandes

A produção da agricultura familiar mineira marca presença no 4º Festival do Japão em Minas, que começa nesta sexta-feira (27/2) no Expominas, em Belo Horizonte. Doces, quitandas, mel, diversos tipos de queijo e produtos lácteos derivados de leite de cabra e de ovelha estarão disponíveis para comercialização durante o evento. Com a organização da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e o apoio da Emater-MG e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgãos vinculados à secretaria, 13 produtores vão expor e comercializar sua produção.

Segundo o Superintendente de Agricultura Familiar da Seapa, José Antônio Ribeiro, eventos como esse são considerados uma vitrine para o setor. “O momento possibilita dar visibilidade à agricultura familiar, cujas atividades têm importância fundamental na produção de alimentos. A oportunidade também permite mostrar todo o potencial do segmento e a sua diversidade com os produtos tradicionais, orgânicos e agroecológicos”, afirma.

Cooperação técnica

Minas Gerais e Japão têm um histórico de parceria na troca de informações, cooperação técnica e intercâmbio, especialmente na área de fruticultura. Pesquisadores da Epamig, técnicos da Emater e produtores já visitaram o país, em missão técnica, com o objetivo de conhecer a experiência japonesa no setor e implantar as técnicas em melhorias da produção, logística e comercialização dos produtos do Projeto Jaíba, importante polo de fruticultura irrigada, na região Norte do Estado. 

O Festival

O Festival do Japão em Minas será realizado no período de 27 de fevereiro e 1 de março. O evento tem o objetivo de preservar, divulgar e fomentar a cultura japonesa. Em sua programação, é dada ênfase à diversidade cultural envolvendo apresentações de músicas instrumentais, danças típicas, exposições e oficinas de arte. 

Neste ano, comemoram-se os 120 anos do Tratado e Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, com programação diversificado em todo o país. Em Minas Gerais, a quarta edição do festival marca o início das comemorações, com um espaço dedicado à data.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato