06h00min - 08 de Maio de 2014 Atualizado em 14h43min - 22 de Maio de 2014

Alberto Pinto Coelho afirma que Copa pode transformar Minas em destino turístico internacional

No Programa Conversa com o Governador, chefe do Executivo detalha plano de segurança e outras ações com vistas a receber bem os cerca de 150 mil turistas que visitarão o Estado durante o evento

A pouco mais de um mês para o início da Copa do Mundo, o evento é o tema do programa Conversa com o Governador desta semana. A exemplo do que fez em reunião com líderes de entidades empresariais no Palácio Tiradentes, na terça-feira (06/05), Alberto Pinto Coelhofala sobre o esquema de segurança montado pelo Estado para a Copa, os preparativos para a recepção dos milhares de turistas que visitarão Minas e também sobre a oportunidade que o Estado terá para atrair novos negócios durante a maior competição esportiva do Mundo.

O Programa sempre tem a participação de um cidadão mineiro e, nessa semana, a pergunta foi feita por Marco Antônio Almeida Souza, morador da cidade de Dom Viçoso, no Sul de Minas, que questionou o governador sobre  plano de segurança do Estado para a Copa do Mundo.

Dentre as várias ações implementadas pelo Governo do Estado, Alberto Pinto Coelho destaca o Centro Integrado de Comando e Controle, a grande central de operações que fará o acompanhamento de movimentações não apenas nas proximidades do Mineirão, mas em vários locais estratégicos da Capital. O governador informa ainda que a Polícia Militar terá um contingente de mais de 12 mil homens para garantir a segurança de toda a população mineira e também dos milhares de turistas que visitarão Minas no período da Copa. “Temos um batalhão, chamado Batalhão da Copa, com uma qualificação específica e que serviu de referência para outras sedes e outros estados virem aqui observar esse trabalho que foi desenvolvido”, ressalta o governador.

As cidades históricas, a gastronomia e as belezas naturais de Minas Gerais são grandes atrações para turistas do mundo inteiro que estarão no Brasil durante a Copa. E Minas, segundo Alberto Pinto Coelho, tem planos especiais para receber bem os visitantes. “Esperamos por volta de 150 mil turistas estrangeiros que virão para Belo Horizonte para participar desse evento. Vamos ter também toda a parte informativa para acolher os turistas não só estrangeiros como brasileiros. Eu diria que o carro-chefe do que precisamos despertar é o aporte turístico que Minas Gerais pode comportar e que o mundo inteiro poderá apreciar e acompanhar o interesse de Minas Gerais ser destino no turismo internacional”, afirma o governador.

Para Alberto Pinto Coelho, além dos investimentos em segurança, as obras de mobilidade, a construção de hotéis e o novo Mineirão também estão entre os principais legados que os mineiros terão depois da Copa do Mundo. Na área de mobilidade urbana, o governador destaca o sistema BRT, que já está sendo utilizado por moradores de BH e de várias cidades da região metropolitana. “Este sistema melhora a qualidade do transporte coletivo e, durante a Copa, ajudará no deslocamento não apenas ao estádio, mas também a outros pontos turísticos”, afirma.

Na área de infraestrutura, Alberto Pinto Coelho chama atenção para o segundo acesso ao Aeroporto de Confins, que está sendo implementado pelo Governo do Estado, com investimentos da ordem de R$ 370 milhões. “Essa obra ficará como um benefício permanente para a população e para Minas Gerais bem acolher os turistas”, afirma o governador.

Produzido pelo Núcleo de Rádio e TV da Superintendência Central de Imprensa, o programa Conversa com o Governador estará disponível sempre às quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (HD) e poderá ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus e de forma espontânea.

Veja aqui a Galeria de Fotos do Conversa com o Governador.