10h00min - 30 de Maio de 2014 Atualizado em 16h33min - 29 de Maio de 2014
Forças de Defesa Social do Estado investiram na aquisição de equipamentos e na capacitação profissional, que ficarão como legado para os mineiros
A tecnologia será uma das principais aliadas das Forças de Segurança do Governo do Estado de Minas Gerais para garantir o bem estar dos cidadãos mineiros e dos turistas durante a Copa do Mundo de 2014. Helicópteros, simuladores, armas especiais e até um imageador aéreo serão utilizados nas ações desenvolvidas pelo Estado. A integração dos poderes, através do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), também vai otimizar os serviços na área de segurança.
Alguns dos principais equipamentos que serão utilizados a partir da Copa do Mundo são, inclusive, inéditos em Minas, como o imageador aéreo – adquirido recentemente pela Polícia Militar por R$ 7 milhões. O aparelho, acoplado a uma aeronave, possui um conjunto de câmeras que capta imagens de até oito quilômetros do solo, transmitindo-as para uma sala de controle em tempo real. Um dos principais recursos do equipamento é a câmera chamada Flir, que possui visão noturna e infravermelha, permitindo a localização de focos de calor mesmo com obstáculos à frente.
O Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar (Gate) também irá contar com recursos de alta tecnologia para a prevenção de possíveis atentados. Cerca de R$ 4,5 milhões foram investidos na compra de robôs antibombas, braços articulados, aparelhos de raio-X portátil e um canhão disruptor (jato d’água que desmantela artefatos).
Os militares mineiros estarão equipados com instrumentos de menor potencial ofensivo, como as pistolas de emissão de impulsos elétricos, munições químicas, de impacto controlado, sprays de pimenta e gás lacrimogêneo. Outra novidade são as granadas de tinta, que poderão ajudar na identificação de possíveis vândalos.
A capacitação dos agentes de segurança do Estado também teve papel fundamental na preparação para a Copa do Mundo. A Polícia Militar, por exemplo, adquiriu um simulador que reproduz as diversas situações encontradas pela corporação nas ruas. O equipamento já está sendo incorporado no treinamento dos militares.
Além de melhorar a capacidade do tiro do policial, o simulador irá permitir uma economia na munição utilizada pela polícia. O equipamento assemelha-se a um videogame, onde os militares utilizam uma pistola de ar comprimido em situações vivenciadas no dia-a-dia, com o objetivo de melhorar o reflexo e a agilidade.
“Tenho convicção de que, com todo o planejamento que foi feito, além dos investimentos em treinamento e equipamentos, o Estado nunca esteve tão bem preparado para receber um grande evento como a Copa do Mundo”, afirmou o gestor estratégico da Polícia Militar para a Copa do Mundo, coronel Antônio Leandro Bettoni.
As câmeras serão utilizadas ainda em dois veículos da PM adaptados com plataformas de observação elevada, que estarão conectados ao CICCR, transmitindo as imagens simultaneamente para a central. Viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros também estarão equipadas com tablets para a transmissão de dados.
Delegacia Móvel será a grande novidade da Polícia Civil
Dotado de uma infraestrutura completa de TI, com acesso às redes sociais, telefonia e radiocomunicação, a Delegacia Móvel será a grande novidade para reforçar o trabalho da Polícia Civil de Minas Gerais durante a Copa do Mundo. O veículo possui gerador próprio de energia e sistema de monitoramento interno e externo.
“A tecnologia embarcada tem como finalidade disponibilizar todo o apoio à investigação policial, garantindo a estrutura necessária para que o cidadão tenha condições de ser atendido em tempo real”, explica o engenheiro-chefe da Diretoria de Telecomunicações da Polícia Civil, Ricardo Antônio Bicalho Ribeiro.
Para garantir mais celeridade no atendimento das delegacias de todo o Estado, a Polícia Civil também criou a Delegacia Virtual. Com ela, o registro de ocorrências poderá ser feito via internet em casos que não configuram violência, como acidentes de trânsito sem vítimas e perda ou extravio de documentos.
CICCR de Minas é referência no país
Inaugurado em março de 2013, com recursos exclusivamente do Estado, o CICCR foi o primeiro núcleo de integração de imagens criado no país, sendo testado e aprovado durante a Copa das Confederações. Localizado na Cidade Administrativa, o centro irá reunir, ao todo, 40 instituições e órgãos municipais, estaduais e federais, que trabalharão de forma conjunta no núcleo, analisando imagens de 1.378 câmeras e elaborando ações para garantir a segurança na Copa e no dia a dia da população.
O principal objetivo do CICCR é viabilizar a tomada de decisões rápidas e inteligentes em eventos de segurança pública, emergência e mobilidade, otimizando recursos e ações em Belo Horizonte e região metropolitana. Na última quinta-feira (29/05), o governador Alberto Pinto Coelho apresentou toda a estrutura à imprensa.
“Essas e tantas outras são demonstrações inequívocas de que nos preparamos para este grande evento. Mas o fundamental é aquilo que ficará como resultado para atender os mineiros e as mineiras. E o centro integrado é um grande legado que ficará para a população ao longo do tempo”, ressaltou o governador.
Outros dois centros móveis também serão utilizados durante a realização dos jogos em locais estratégicos para auxiliar e complementar o trabalho tático da polícia militar. O Corpo de Bombeiros também vai utilizar um Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM). A carreta possui sistema completo de comunicação e videomonitoramento, além de uma plataforma integrada de inteligência para a gestão de grandes eventos e ocorrências, apresentando um mapa de viaturas disponíveis e recursos como hospitais e unidades policiais.
Projeto Aeromédico entra em ação
A Copa do Mundo irá marcar a estreia do projeto de atendimento aeromédico no Estado de Minas Gerais. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) adquiriu um helicóptero biturbina – o primeiro do projeto de seis aeronaves – que ficará responsável, exclusivamente, para atendimentos médicos. O helicóptero foi entregue na última quinta-feira, no Hangar do Governo de Minas, no Aeroporto da Pampulha.
A aeronave tem capacidade para até oito passageiros e irá operar com dois pilotos. Ele poderá transportar até dois pacientes graves simultaneamente, com equipes completas e total autonomia de voo. A aeronave está equipada com o mais moderno kit aeromédico disponível no mercado mundial, além de contar com instrumentos para voo noturno, dispositivo para rapel, farol de busca e pouso, sistema de diminuição de ruídos e sistema automático de controle de voo.
O Corpo de Bombeiros será o responsável pela operacionalização do helicóptero e, juntamente com o médico e o enfermeiro, ficará responsável pelo primeiro atendimento e pelo transporte inter-hospitalar de pacientes que necessitem de uma UTI aérea, possibilitando o socorro com mais rapidez e qualidade. A aeronave também será responsável pelo apoio à Força Estadual de Saúde em casos de desastres com muitas vítimas e pela captação e transporte de órgãos e tecidos para transplantes.
SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais
Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262