Minas por Região
Esportes | Educação

11h00min - 24 de Novembro de 2014 Atualizado em 15h28min

Alunos-atletas mineiros chegam a São Paulo para disputa das Paralimpíadas Escolares

Ao todo, cerca de 600 atletas de todo o país estão inscritos para competir em sete modalidades. Entre elas estão o atletismo, a natação e o judô

Washington Alves/CPB
A delegação mineira parar as Paralimpíadas Escolares é formada por 42 alunos-atletas
A delegação mineira parar as Paralimpíadas Escolares é formada por 42 alunos-atletas

Os representantes de Minas Gerais já estão em São Paulo para a disputa das Paralimpíadas Escolares 2014. Com 42 alunos-atletas de 13 municípios, a delegação mineira desembarcou na capital paulista na manhã desta segunda-feira (24/11) em busca de bater a marca das 103 medalhas conquistadas no ano passado.

A competição se inicia na terça-feira (25/11) e se estende até o dia 27 de novembro. Ao todo, cerca de 600 atletas de 12 a 17 anos estão inscritos para as disputas em sete modalidades: atletismo, natação, goalball, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, judô e bocha. As provas serão disputadas no Anhembi, na pista de atletismo do Ibirapuera e na Academia de Polícia Militar.

Organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), as Paralimpíadas Escolares estimulam a prática de esportes entre jovens com deficiência e ainda serve como base para o a formação de novos atletas. “O histórico do evento já ressalta sua importância. Na maioria das vezes, é a primeira competição de um atleta, a porta de entrada para o esporte. Além disso, temos muitos exemplos de esportistas que começaram suas carreiras em uma edição das Escolares e hoje estão entre os melhores atletas do mundo”, diz o presidente da CPB, Andrew Parsons.

A cerimônia de abertura da competição acontece às 18h da terça-feira. No mesmo dia, pela manhã, o CPB vai promover um encontro de dois atletas que já brilham no cenário mundial – o nadador Talisson Glock e a saltadora Lorena Spoladore. O bate-papo será no Espaço Convivência, no Palácio das Convenções do Anhembi, e terá a presença do presidente do CPB, Andrew Parsons, e do vice-presidente da Coca-Cola, Flávio Camelier, empresa que apoia a realização das Paralimpíadas Escolares 2014.

Paralimpíadas Escolares

Disputadas desde 2006, as Paralimpíadas Escolares já foram a vitrine de alguns dos mais talentosos atletas brasileiros da atualidade. Alan Fonteles, campeão mundial e paralímpico, Lorena Spoladore e Verônica Hipólito, campeãs mundiais de atletismo, Talisson Glock, medalhista em um Mundial da natação, e Leomon Moreno, campeão e artilheiro do último Mundial de goalball (modalidade exclusiva para cegos), são alguns dos nomes que já passaram pela maior competição estudantil do país.

Nesta edição, 25 estados brasileiros e o Distrito Federal terão representantes nas disputas. Além dos competidores brasileiros, as Paralimpíadas Escolares também receberão uma delegação britânica de 17 atletas, que competirão nas provas de natação e atletismo. Esta é a segunda vez que atletas da Grã-Bretanha participam do evento. No ano passado, os britânicos já haviam participado das disputas.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato