Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

18h26min - 12 de Julho de 2012 Atualizado em 23h44min - 29 de Junho de 2013

Alunos de Montes Claros iniciam aulas do Projovem Trabalhador

Programa executado pela Secretaria de Trabalho e Emprego visa à qualificação profissional com foco em ações de cidadania voltadas aos jovens

SETE / Divulgação
Em Montes Claros foram ofertados 20 cursos do Projovem Trabalhador a 1.909 jovens

A Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (SETE) realizou a aula inaugural do Projovem Trabalhador/Juventude Cidadã, em Montes Claros. O evento, em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), vinculada à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), contou com a presença dos cerca de 2 mil jovens que serão qualificados pelo programa no município.

Na abertura, o secretário de Estado do Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo, destacou o reconhecimento do Projovem Trabalhador pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o maior programa de qualificação profissional da América Latina. “Todos temos uma grande responsabilidade com esse programa: o governo, de ofertar o melhor Projovem, com alto nível de qualificação, em parceria com as nossas entidades executoras; os empresários, de absorver a mão de obra, dando oportunidade aos formandos; e vocês, alunos, de seguirem firmes até o final, sabedores de que estão aproveitando ao máximo essa chance, de serem futuros grandes profissionais”, afirmou.

O reitor da Unimontes e presidente do Conselho Curador da Fadenor, professor João dos Reis Canela, declarou o grande orgulho da instituição em fazer parte da educação dos jovens norte-mineiros. “O nosso compromisso é zelar pela formação dos jovens. Há 50 anos a Unimontes se dedica ao ensino em Minas Gerais. E agora temos a grata satisfação de fazer parte também desse grande programa que é o Projovem Trabalhador. Estamos à disposição da SETE para outras grandes e importantes parcerias, como esta”, concluiu.

Após a solenidade de abertura, a aula inaugural foi ministrada pelo consultor em Psicologia, Otávio Grossi, com a palestra “Mercado de trabalho e a arte de educar para o desenvolvimento: oportunidades e desafios da cultura empreendedora para o jovem e as habilidades, competências e atitudes”.

Também estiveram presentes o coordenador estadual do Projovem Trabalhador, Anderson Vasconcelos Chaves; a coordenadora regional do programa, Salete de Souza Nether; o superintendente administrativo da Fadenor, Wilson Atair Ramos;  e o superintendente regional de Ensino, Robson Geraldo Soares Figueiredo.

O programa

O Projovem Trabalhador, programa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) executado em Minas Gerais pela SETE, objetiva a formação profissional, permitindo o reingresso dos jovens no processo educacional, recebimento de qualificação profissional e acesso a ações de cidadania, inserção no mundo do trabalho, esporte, cultura e lazer.

O público-alvo do programa são jovens com idade entre 18 e 29 anos que estejam desempregados, com renda de até um salário mínimo por integrante da família e que estejam cursando ou que já tenham concluído o ensino fundamental ou médio.

Os cursos de qualificação profissional ofertados pelo Projovem Trabalhador são divididos em 22 arcos ocupacionais como Administração, Construção e Reparos, Esporte e Lazer, Gestão Pública e Terceiro Setor e Saúde, entre outros. Além da qualificação, os jovens participantes do projeto receberão auxílio no valor de R$ 600, distribuídos em 6 parcelas de R$ 100, comprovada frequência de, no mínimo, 75% nas atividades. Em Montes Claros foram ofertados 20 cursos a 1.909 jovens, em 87 turmas.