Palavra do Governador

06h00min - 07 de Fevereiro de 2013 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

Anastasia conclama população a ajudar no combate à dengue

Palavra do Governador desta semana destaca que, apesar dos avanços alcançados nos últimos anos, mineiros precisam se mobilizar para evitar a doença

Você já combateu a dengue hoje? Não há nenhum lugar da sua casa onde a água parada pode servir de reprodução para o mosquito da dengue? A população não pode relaxar. O período de chuvas começou forte em grande parte do Estado e o risco de contrair a doença aumentou. A forma mais fácil de acabar com a dengue é eliminando o mosquito, que se reproduz em água parada. Para isso, é preciso a atenção e mobilização de cada um, pessoalmente. Não deixar água em vasos de planta, observar bem as calhas de água ou os bebedouros de animais. Lixo acumulado também pode ser um lugar para acúmulo de água e reprodução do mosquito. Quando o assunto é saúde, cada detalhe precisa de atenção.

É esse o alerta que faz o governador Antonio Anastasia no Palavra do Governador desta semana. Ele alerta que a dengue é um problema grave e que está havendo neste início de 2013 uma situação que é de muita atenção.

“Nós saímos, em 2010, de cerca de 270 mil casos para menos de 50 mil no ano passado. Mas neste início de ano, a dengue voltou com força e nos preocupa. Por isso, estamos lançando novamente esse apelo, esse pedido de um verdadeiro mutirão, uma cruzada cívica de combate ao mosquito da dengue para cada família, para cada bairro, para cada comunidade que ajude à sua cidade a combater a dengue de maneira mais efetiva”, afirma Anastasia.

Segundo ele, diante do aumento do número de casos, o Governo de Minas tem feito a sua parte. “Nós estamos alocando recursos financeiros extraordinários já de cerca de R$ 25 milhões pela Secretaria de Saúde. Estamos possibilitando, em parceria com as Prefeituras Municipais, nos municípios mais atingidos, que são cerca de 50, unidades de hidratação para o tratamento das pessoas que estão doentes. Estamos usando também agora uma nova fórmula de diagnóstico da doença, mais rápido. Aumentamos o número de integrantes da Força Tarefa de Saúde de combate à dengue para os municípios. E estamos fazendo novamente campanhas maciças de comunicação, de esclarecimento, para que as pessoas possam, cada um, ser um combatente na luta contra a dengue”, explica o governador.

Por mais que recursos sejam alocados, nenhum esforço do Governo vai adiantar, no entanto, se cada um, dentro de sua casa e na observação da situação da sua rua ou bairro, não fizer a sua parte. É preciso a colaboração, o esforço e a mobilização de todos. Dados da Secretaria de Estado da Saúde mostram que a maioria dos criadouros dos mosquitos está dentro da casa das próprias pessoas.

“Por isso mesmo, a dengue só se combate quando há a adesão solidária das pessoas. Nós percebemos que todos já sabem como a dengue é transmitida, pelo mosquito e aonde esse mosquito tem os seus viveiros, nos locais onde a água fica empossada. Então é fundamental que as pessoas façam essa limpeza dentro das suas casas, aonde o poder público normalmente não está presente”, conclama Anastasia.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.