Palavra do Governador

06h00min - 17 de Outubro de 2013 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

Anastasia destaca políticas do Estado para valorização dos professores

Palavra do Governador mostra o que tem sido realizado pelo Governo de Minas para melhorar o diálogo e o reconhecimento dos profissionais da educação

Minas Gerais paga o piso nacional dos professores? O Governo do Estado dialoga com a categoria? Os professores vão ter aumento salarial neste ano? Na semana em que todo o Brasil comemorou o Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, o Palavra do Governador traz mais um diálogo direto e sincero com o governador e professor Antonio Anastasia, que esclarece sobre a situação da educação em Minas Gerais. No programa, Anastasia comenta os avanços alcançados e os desafios a serem enfrentados para valorizar a categoria e estreitar o diálogo com os servidores da área de educação de todo o Estado.

“O valor pago em Minas Gerais corresponde a mais de 50% do piso, já que a lei nacional estipula um valor para 40 horas semanais e a lei estadual refere-se a 24 horas. Então, proporcionalmente, a nova remuneração do Estado está mais de 50% acima do piso nacional estabelecido pelo Ministério da Educação”, explica o governador em relação ao salário inicial dos professores do Estado.

Segundo ele, o Governo de Minas tem se reunido periodicamente com entidades representativas da educação para discutir os avanços na carreira e o que pode ser feito em relação ao reconhecimento salarial da classe, de acordo com as limitações orçamentárias. “Foram realizadas diversas reuniões. Eu próprio, governador do Estado, participei de uma reunião com as lideranças das entidades da educação. Apresentamos as etapas e as nossas propostas, discutimos. É papel do sindicato fazer uma permanente cobrança e é papel do Governo mostrar os limites que temos no orçamento, a responsabilidade fiscal do Estado”, afirma.

Resultado desse processo foi anunciado, recentemente, mais um aumento para todos os servidores da educação, decisão que contempla também os professores. “A proposta é que, a partir de 1º de outubro deste ano, haja um reajuste de 5% para todas as categorias que compõem o quadro da educação em Minas Gerais. Além disso, a partir de 1º de janeiro, uma antecipação daquilo que está na lei atual para a chamada progressão. Serão 2,5% a mais para os servidores da ativa”, explica. Com mais esse esforço, afirma o governador, de 2010 a 2014, o aumento na folha salarial da educação ultrapassará os 70%, frente a uma inflação estimada de menos de 30% no mesmo período.

O governador reconhece os desafios que se impõem no setor, mas explica que eles só poderão ser enfrentados com ações sérias e concretas, como tem sido feito em Minas. É desta forma que tem sido conduzido também o processo para avançar, cada vez mais, no que diz respeito a perspectivas de carreira dos professores, formação continuada e melhorias na infraestrutura das escolas. “Continuamos trabalhando de modo muito firme para que a valorização da educação seja uma política permanente no Estado”, afirma Anastasia.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.