Palavra do Governador

06h00min - 29 de Novembro de 2012 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

Palavra do Governador destaca novos veículos para o transporte escolar adquiridos em parceria com a bancada federal e investimentos previstos para segurança nas escolas

No Palavra do Governador desta semana, Antonio Anastasia fala sobre investimentos do Governo de Minas em transporte e segurança escolar. Na última semana, o governador, em parceria com parlamentares federais mineiros, entregou 379 ônibus destinados exclusivamente para o transporte escolar. Anastasia fala da importância de mais essa ação de parceria.

“O transporte escolar é fundamental e tem exatamente esse objetivo, levar a criança à escola de maneira segura. Através de uma emenda da bancada federal mineira ao orçamento federal, de R$ 50 milhões, o Estado fez uma contrapartida de mais R$ 14 milhões, e nós temos agora, portanto, a entrega de um número expressivo de ônibus e de vãs para o transporte escolar, em quase 400 municípios mineiros. É uma ação de parceria para facilitar o acesso nas quase 4 mil escolas de nosso Estado”, afirma o governador.

Uma outra ação importante do Governo de Minas é a garantia da tranquilidade e da paz nas escolas. Parceria da comunidade escolar com a sociedade civil e a Policia Militar, a metodologia do Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz) acaba de chegar ao Sul de Minas e é lançado nesta quinta-feira (29/11) também na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A rede, com diversos parceiros, discute e propõe soluções para a promoção de uma cultura da paz nas escolas de Minas de acordo com a realidade de cada local.

“Nós temos uma rede física muito grande, com quase 4 mil escolas espalhadas por toda Minas Gerais. E manter essa rede em ordem é uma das prioridades da Secretaria de Estado de Educação. Essa ordem significa também segurança, paz, tranquilidade, um ambiente escolar adequado para aprendizagem e para que os pais fiquem tranquilos sabendo que seus filhos estão em ambiente seguro para o estudo. Foi feito um projeto importante em Minas Gerais, um projeto pela paz nas escolas, que iniciou-se nas superintendências no interior do Estado, e agora está chegando às superintendências metropolitanas, na Região Metropolitana, com esse objetivo: trazer uma cultura da paz”, destaca Anastasia.

Além disso, o governador destaca os novos equipamentos que estão sendo alocados nas escolas para garantir a segurança dos alunos e servidores. Em outubro, mais de 300 escolas estaduais tiveram pedidos por equipamentos de segurança atendidos. A Secretaria de Estado de Educação liberou R$ 4,2 milhões em recursos para a compra de câmeras, alarmes, monitores, em um total de 311 escolas beneficiadas. Os pedidos foram feitos pelas próprias escolas estaduais, por meio das Superintendências Regionais de Ensino.

A Patrulha Escolar é outra importante iniciativa. Parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e a Polícia Militar de Minas Gerais, a patrulha é realizada por uma viatura que tem como função principal fazer visitas aos estabelecimentos de educação públicos e privados de regiões que apresentem altos indicadores criminais. Agora, para o fim do ano, o governador determinou a liberação de recursos para a compra de 95 novas viaturas para a patrulha escolar. O investimento da Secretaria de Educação foi de R$ 3 milhões e vai garantir a entrega das viaturas para batalhões de várias regiões de Minas Gerais.

“Nós estamos agora alocando recursos para isso de tal modo que haja aquisição de equipamentos de segurança e também de veículos para permitir que a Polícia Militar, com recursos do próprio sistema da Educação, tenha mais meios adequados para fazer essa ação preventiva e de vigilância. O objetivo da Secretaria de Educação e do Governo é criar esse ambiente de paz nas escolas que, felizmente, é aquele que se registra em nosso Estado”, afirma Anastasia.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades em texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.