Palavra do Governador

06h00min - 15 de Novembro de 2012 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

Anastasia fala sobre publicação de editais para duplicação da BR-381

Governador dá detalhes sobre o compromisso do Governo Federal para a melhoria da rodovia que liga a capital mineira a Governador Valadares

Foram anos de conversas e muita luta até que os primeiros editais para as obras da duplicação da BR-381, que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, fossem publicados. No Palavra do Governador desta semana, Antonio Anastasia fala da reunião que teve com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, em que foi anunciada a publicação dos editais de concorrência que darão início ao processo de duplicação de uma das rodovias mais perigosas do país.

“Essa obra eu a denomino a prioridade zero, a mais importante obra rodoviária federal em nosso Estado. É uma reivindicação de décadas, uma estrada que lamentavelmente é muito perigosa e tem um número imenso de acidentes, com muitas mortes, uma estrada que vem assombrando Minas Gerais ao longo das últimas décadas”, afirma Anastasia.

O governador fala sobre a visita do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, a Belo Horizonte, para anunciar a publicação dos editais para a duplicação da primeira etapa da rodovia, que tem ao todo 300 quilômetros, ligando Belo Horizonte a Valadares.

“Essa primeira etapa já são 100 quilômetros. No final do mês de novembro, nós teremos a publicação dos demais editais, o que corresponde a praticamente 90% da obra que será feita. E o compromisso que o Governo Federal fez conosco, do Dnit e do Ministério dos Transportes, é que já no primeiro trimestre do ano que vem, 2013, nós teremos as obras em execução”, informa Anastasia.

Para o governador, as obras na rodovia vão dar mais segurança e melhorar muito o tráfego para o Leste de Minas Gerais. Ele observa também que trata-se de um esforço em conjunto muito grande entre o Governo do Estado e o Governo Federal, que é o responsável por essa obra. “Nós mineiros vamos agradecer muito no momento da sua conclusão”, diz.

As obras de duplicação da BR-381 serão divididas em lotes, em que cada consórcio de empresa poderá concorrer, para buscar viabilizar o andamento das obras da forma mais célere possível.

“Está sendo feita a licitação agora neste ano de 2012 pelo regime chamado RDC, que é um regime mais rápido de licitação, o que significa que no início do ano que vem os contratos já devem ser assinados e as obras começam no primeiro trimestre. A estimativa que o ministro tornou pública em Belo Horizonte foi que a obra deve demorar cerca de 3 anos. Isso é muito positivo”, conclui o governador.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades em texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.