Palavra do Governador

06h00min - 10 de Outubro de 2013 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

Anastasia responde a perguntas de cidadãos da Região Metropolitana de BH, do Norte e do Sul de Minas

Governador fala sobre ações do Governo de Minas nas áreas de segurança pública, transporte coletivo e agricultura familiar

Perspectivas e ações para agricultura, segurança pública e transporte coletivo, temas de interesse de cidadãos mineiros de todo o Estado, são a pauta da edição desta semana do Palavra do Governador. No programa, o governador Antonio Anastasia volta a responder diretamente a perguntas formuladas por moradores de diversas regiões de Minas Gerais.

De Janaúba, no Norte de Minas, por exemplo, vem a pergunta de Júlio César, que quer saber o que o Governo do Estado tem feito para a agricultura. Em sua resposta, o governador Antonio Anastasia fala sobre a importância do setor para a economia mineira e do Brasil e dos programas que têm sido desenvolvidos em Minas para impulsionar o segmento e garantir sua sustentabilidade.

“É muito importante que a agricultura familiar vá adiante, porque ela representa não só um contingente muito expressivo de pessoas que se dedicam a ela, mas também um contingente expressivo de área cultivada em nosso Estado. Isso é muito importante. Nós temos, por essa atividade, um grande respeito, e ficamos satisfeitos em ver que seus números vêm melhorando ao longo dos últimos anos”, afirma Anastasia.

O governador destaca, ainda, as iniciativas do Governo de Minas no sentido de ajudar a região Norte em uma das mais duras secas já enfrentadas e o trabalho integrado de diversos órgãos da administração pública para o fomento e desenvolvimento constante da agricultura familiar.

Do Sul do Estado vem a pergunta da Maria Dias, que quer saber sobre as ações do Governo do Estado para a segurança pública. O governador explica que este é um problema enfrentado pelo Brasil inteiro. Segundo ele, cerca de 90% dos crimes graves têm estreita relação com o consumo e o tráfico de drogas e, por isso, a Polícia Militar de Minas Gerais tem desenvolvido, além do combate e da ação repressiva, um trabalho de prevenção ao uso de drogas em projetos realizados junto a escolas da rede pública de ensino.

Para Anastasia, entretanto, resultados mais expressivos exigem um trabalho conjunto de todas as esferas de governo com a sociedade civil. “Nós só vamos melhorar em termos de segurança pública quando ficarmos todos irmanados - o Governo Federal, os estados, os municípios e a sociedade - em uma cultura pela paz, contrária à violência”, acredita o governador.

De Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o questionamento é em relação ao transporte coletivo. O governador afirma que, de fato, esse é um dos principais problemas enfrentados pelas grandes cidades e que os cidadãos têm razão em reclamar, porque se trata de um serviço que carece de várias melhorias. Para que essas melhorias aconteçam, explica o governador, diversos projetos estão em andamento na região. Ele cita como exemplo os terminais metropolitanos, que vão facilitar o deslocamento das pessoas das cidades da RMBH até a capital, o MOVE, ou BRT (Bus Rapid Transit), que prevê o tráfego de ônibus rápidos em pistas exclusivas, e a linha 3 do metrô de Belo Horizonte.

“Uma grande obra – que está em processo de planejamento e de projeto – é o metrô, uma reivindicação antiga e histórica de toda Belo Horizonte e da Região Metropolitana. O Governo Federal concordou com nosso projeto. Estamos realizando a concepção exata e detalhada do projeto executivo para licitarmos, sob a forma de uma PPP, uma parceria público-privada, a gestão do metrô expandido. Há um trabalho integrado, planejado, porque reconhecemos que essa é uma das áreas que mais tem de melhorar porque, de fato, o tema da mobilidade é uma grande e legítima reclamação na nossa população”, afirma Anastasia.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.