Palavra do Governador

06h00min - 11 de Outubro de 2012 Atualizado em 16h35min - 21 de Julho de 2014

Anastasia responde a perguntas de cidadãos no Palavra do Governador

Apaes, parques tecnológicos e reforma do Anel Rodoviário de Belo Horizonte são os temas abordados no programa desta semana

No programa Palavra do Governador desta semana, Antonio Anastasia, mais uma vez, responde a perguntas feitas diretamente por cidadãos de três regiões do Estado: Central, Sul e Norte do Estado.

De Sete Lagoas, Região Central, Robson Souza pergunta o que o governador pode fazer pelo anel rodoviário de Belo Horizonte. Antonio Anastasia diz que solicitou que o Governo Federal delegasse a execução da obra ao Estado. E que o Governo de Minas vai fazer o projeto da obra com repasse de recursos da União.

“Já foram liberados cerca de R$ 17 milhões para fazer o projeto executivo. E logo depois, faremos a licitação da obra estimada em R$ 1,5 bilhões. É uma obra longa, complexa e extremamente difícil, mas a parceria entre o Governo Federal, o Governo do Estado e a Prefeitura de Belo Horizonte certamente levará à realização de uma obra no mais curto espaço de tempo possível”, informa o governador.

Amanda Moraes de Itajubá, no Sul do Estado, quer saber quando está prevista a Inauguração do Parque Tecnológico da Universidade de Itajubá.

O Parque Científico e Tecnológico de Itajubá já recebeu R$ 12,6 milhões de recursos do Estado e deve ficar pronto ainda este ano. Além de Itajubá, o Governo de Minas já criou dois outros parques tecnológicos: o  BHtec , o Parque Tecnológico de Belo Horizonte, que reúne empresas de alta tecnologia notadamente na área de saúde e softwares, e o Parque Tecnológico de Viçosa, com foco no agronegócio. Mais três parques tecnológicos serão criados  em Juiz de Fora, Lavras e Uberaba.

“O Parque Tecnológico de Itajubá, em associação estreita com a Universidade Federal de Itajubá, certamente será um grande  instrumento de desenvolvimento a mais para Itajubá e o Sul de Minas”,  ressalta Anastasia.

Outra participante do programa foi a diretora da Apae de Rio Pardo de Minas, Norte do Estado, Ana Paula, que perguntou como o Governo de Minas poderia ajudar na construção de uma sede para a Apae da cidade.

Anastasia lembra que o Governo de Minas criou um projeto pioneiro no Brasil, o Centro de Tecnologias Assistivas da Rede Apae. O empreendimento terá uma Incubadora de Tecnologia Assistiva e um Núcleo de Qualificação Profissional.

“Criamos um projeto no âmbito da Secretaria de Ciência e Tecnologia para permitir a criação de novos instrumentos, para dar qualidade de vida às pessoas portadoras de deficiência. No caso da construção da sede física de APAES e de outras entidades de natureza social, o caminho correto é ser realizado um convênio entre o Governo do Estado e a prefeitura municipal para que este recurso possa ser repassado”,  conclui o governador.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades em texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.