Minas por Região

06h00min - 06 de Março de 2014 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

Antonio Anastasia conclama sociedade a participar da luta contra a violência

Palavra do Governador destaca também as novas ações de prevenção e combate à criminalidade anunciadas pelo Governo do Estado

No último mês, o Governo do Estado anunciou uma série de ações para intensificar o combate à criminalidade na capital e em todo o interior de Minas. Além de melhorar os indicadores, os investimentos têm o objetivo de aumentar a sensação de segurança da população. No entanto, a iniciativa só terá sucesso com o envolvimento e a participação de toda a sociedade mineira e brasileira, como afirma o governador Antonio Anastasia. Este é o tema do programa Palavra do Governador desta semana.

“O tema da segurança é o que mais aflige a população, não só mineira, mas brasileira. Portanto, adotamos medidas ainda mais radicais para combater a violência em Minas. Há uma determinação firme para diminuir a burocracia e termos mais ação, mais presença, inclusive preventiva, das polícias Militar e Civil”, destaca Anastasia. Mais 7.500 policiais civis e militares e novos 400 veículos para cada corporação estarão nas ruas de todo o Estado até o final do ano.

O governador relembra, ainda, que a Região Metropolitana de Belo Horizonte recebeu três novos batalhões da PMMG para intensificar o trabalho preventivo e ostensivo nas ruas. “Vamos aproveitar a experiência daqueles que estão em funções administrativas da Polícia Militar e também os alunos da Academia Militar, que poderão fazer seus treinamentos já nas ruas. Estamos utilizando todo o nosso potencial para dar mais segurança à população”, observa.

Outras iniciativas de destaque vão ajudar o cidadão ao reduzir a burocracia e aumentar a eficiência dos serviços de defesa social. O governador cita, como exemplos, o aprimoramento do antigo Boletim de Ocorrência, agora chamado Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), a criação da delegacia virtual, para o registro de pequenas ocorrências, e o acompanhamento eletrônico dos plantões da Polícia Civil. “Tudo isso vai aprimorar a agilidade da anotação dos registros e permitir que as viaturas voltem o mais rápido possível para as ruas”, explica Anastasia.

Segundo o governador, no entanto, o êxito das medidas está diretamente ligado a uma participação também da sociedade, em especial na área da prevenção. “A população pode e deve participar através do Disque-Denúncia, com a colaboração com as autoridades policiais. Através de várias frentes de trabalho, vale um esforço concentrado. Precisamos de um mutirão nacional, envolvendo a sociedade e os três níveis de governo, para podermos modificar o atual padrão violento na nossa sociedade”, alerta.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato