Minas por Região
Palavra do Governador

06h00min - 31 de Outubro de 2013 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

Antonio Anastasia destaca iniciativas para fomentar o turismo em Minas

O apoio à gastronomia mineira, que tem se destacado no cenário internacional, é um dos temas abordados pelo governador

A gastronomia mineira tem se destacado cada vez mais  nos cenários nacional e internacional. Depois de participar como homenageada do Festival Madri Fusión, na Espanha, no início do ano, o maior do setor no mundo, Minas representou a gastronomia brasileira recentemente na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha. Ações como essas, fomentadas pelo Governo de Minas, têm atraído a atenção de turistas para o Estado e gerado mais emprego e renda no setor em diversas regiões mineiras. O esforço em promover o turismo e a culinária do Estado é o tema desta semana do programa Palavra do Governador.

“Estamos desenvolvendo uma política de governo para estimular a gastronomia, para demonstrar o grande valor dessa riqueza mineira. Já fizemos festivais na Argentina e no Uruguai. Temos realizado e apoiado eventos grandiosos, como o Comida di Buteco e o Festival Gastronômico de Tiradentes. Tudo isso tem o intuito de fomentar o segmento de turismo para atrair visitantes e gerar riquezas em todo o estado”, explica Antonio Anastasia.

Outra iniciativa neste sentido, desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, é o projeto Gastronomia no Morro que coloca lado a lado chefs de restaurantes renomados e cozinheiros de comunidades. Além de reforçar a tradição dos ingredientes, pratos e técnicas da culinária mineira, a iniciativa mostra que a gastronomia não se resume a pratos requintados e caros.

A essas ações do Governo de Minas se unem, ainda, diversas outras iniciativas em prol da preservação e fomento dos bens culturais do estado que, além de atender aos mineiros, tornam-se um grande atrativo para turistas brasileiros e estrangeiros. É o caso da implantação do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, que reúne diversos museus e centros culturais em um dos principais cartões postais da capital mineira. O turismo de negócios é outro segmento em que Belo Horizonte se destaca, com grandes perspectivas de crescimento nos próximos anos.

No interior, a riqueza cultural de Minas também tem ganhado cada vez mais atenção, com a restauração de grandes locais históricos e turísticos em diversas regiões. “Minas Gerais tem mais da metade do patrimônio histórico e cultural do Brasil. Por isso mesmo, nós precisamos sempre melhorar a nossa infraestrutura, como estamos fazendo, para atrair visitantes brasileiros e estrangeiros que venham conhecer nossas igrejas e construções históricas, as belezas ecológicas, as festividades musicais, religiosas e culturais, bem como nossa rica gastronomia, que tem se destacado no cenário internacional”, conclui Anastasia.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato