Palavra do Governador

06h00min - 26 de Dezembro de 2013 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

Antonio Anastasia faz balanço de 2013 e fala sobre perspectivas do Estado para 2014

Avanços alcançados nas áreas de educação, saúde, segurança e infraestrutura são os destaques do Palavra do Governador

Na última semana do ano, o programa Palavra do Governador rememora as principais conquistas do Governo de Minas Gerais em 2013 nas mais diversas áreas da administração pública e fala sobre as perspectivas para o Estado em 2014. Segundo o governador Antonio Anastasia, investimentos e ações estratégicas em educação, saúde, segurança, defesa social e infraestrutura resultaram em evoluções significativas no último ano.

“Não só conseguimos manter o primeiro lugar no ranking brasileiro de indicadores de Educação, como alcançamos resultados muito bons no Enem e o reconhecimento dos nossos cursos”, ressalta Anastasia. De acordo com ele, estes são desdobramentos de ações voltadas para a recuperação de escolas, desenvolvimento pedagógico e valorização da carreira dos professores. “Esse resultado é fruto de um trabalho integrado com a comunidade”, aponta.

Também na área da saúde, o Estado alcançou avanços significativos em 2013. Para Anastasia, as redes de Urgência e Emergência, o programa Mães de Minas, o Ver Minas (que realiza cirurgias de catarata por todo o Estado) e o apoio a consórcios intermunicipais para transporte de pacientes são alguns dos exemplos de iniciativas que fizeram a diferença no bem estar da população mineira.

O governador comenta, ainda, os esforços para melhorar os indicadores de segurança pública, que garantiram R$ 600 milhões em investimentos para 2013 e 2014 na pasta. Ele cita como exemplos o ingresso de novos policiais civis e militares, o aumento das vagas do sistema prisional e os programas preventivos para minimizar a violência e combater o tráfico de droga. “Continuamos sendo o estado que mais investe em segurança pública no Brasil, mas sabemos que a sensação de segurança das pessoas ainda não está boa. Por isso, mais uma vez, teremos um esforço muito grande para melhorar cada vez mais a nossa segurança pública”, pontua Anastasia.

Em 2013, o Governo de Minas atuou também para viabilizar uma série de obras de infraestrutura, incluindo intervenções necessárias para receber bem os milhares de turistas que visitarão o Estado durante a  Copa do Mundo de 2014, uma oportunidade ímpar para promover as riquezas culturais e turísticas de Minas. “O Mineirão se aprimorou, foi testado na Copa das Confederações, em finais importantes do esporte e em grandes shows. Estamos executando obras de infraestrutura e mobilidade. Também investimos muito no turismo para termos uma Copa com muitas oportunidades”, observa o governador.

Entre os principais desafios para o próximo ano, segundo o governador, está a sequência do trabalho integrado em todas as áreas de ação do governo e diversificação da economia mineira, trazendo mais empresas para Minas e gerando mais empregos para os mineiros. “Devemos avançar ainda mais em 2014 para darmos a Minas Gerais um patamar econômico cada vez mais destacado e relevante no panorama internacional”, conclui Antonio Anastasia.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.