14h19min - 19 de Maio de 2015 Atualizado em 14h30min

APA Sul promove blitz educativa em municípios próximos à Serra do Caraça

A ação vai ocorrer na rodovia estadual MG 129, em Santa Bárbara, das 9h às 11h, e na entrada da cidade de Catas Altas, das 13h30 às 15h30

Evandro Rodney
Serras entre as cidades de Catas Altas, Santa Bárbara e Barão de Cocais

A Área de Proteção Ambiental (APA) Sul, gerenciado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) vai promover, no dia 21 de maio, nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, uma blitz educativa sobre a prevenção de incêndios florestais. A blitz vai ocorrer na rodovia estadual MG 129, no Trevo de Brumal, em Santa Bárbara, das 9h às 11h, e na entrada da cidade de Catas Altas, das 13h30 às 15h30.

A ação terá a participação da Polícia Militar Rodoviária, da Polícia Militar de Meio Ambiente, do Corpo de Bombeiros, dos servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente das prefeituras de Catas Altas, Santa Bárbara e Barão de Cocais e de alunos de escolas locais.

Segundo o gestor da Apa Sul, Luiz Roberto Bendia, a blitz tem papel educativo e leva conhecimento às pessoas sobre a importância de evitar os incêndios florestais. “A prevenção e a conscientização são as maneiras mais eficazes para evitar incêndios. Principalmente agora, neste momento de escassez hídrica, isso se torna fundamental, já que com a falta de água enfrentamos a dificuldade de dispensar água para apagar o fogo e a preocupação de proteger a vegetação, que por sua vez, protegerá os mananciais”, afirma.

Durante a blitz, além de orientações sobre como evitar os incêndios florestais, os motoristas também receberão mudas de árvores nativas da região, que serão fornecidas pela prefeitura de Barão de Cocais e folders ilustrativos contendo informações sobre a preservação do meio ambiente e sobre a APA Sul. Alunos das escolas dos municípios que vão receber a blitz serão convidados a participarem da iniciativa. Eles serão treinados e atuarão sob a supervisão dos técnicos.