Minas por Região
Meio Ambiente | Gestão

08h00min - 23 de Junho de 2015 Atualizado em 08h28min

Aprovados licenciamentos ambientais para construção de estações de tratamento no Leste do estado

Superintendência Regional de Regularização Ambiental agiliza a liberação processos pendentes. Passivo da região era de 229 processos

Arquivo Prefeitura de Itabira
Segunda etapa da ETE de Itabira aprovada pelo Copam
Segunda etapa da ETE de Itabira aprovada pelo Copam

A ampliação e a instalação das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) de Itabira e de Governador Valadares, no Leste de Minas, já estão aptas a serem implantadas, beneficiando, uma população de mais de 300 mil pessoas.

As obras das duas ETEs, que dependiam do licenciamento ambiental, agora estão entre os empreendimentos que tiveram a documentação aprovada na reunião desta segunda-feira (22/6) da Unidade Regional Colegiada Leste (URC), do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). Dos 14 pedidos de licenciamento analisados, 13 foram aprovados. 

Agilidade no processo

O pedido de licenciamento ambiental para a implantação da segunda etapa das obras da ETE de Itabira estava pendente na Supram/Leste desde fevereiro de 2014. “Este ano tivemos a agilização do processo e, agora, de posse da licença, vamos poder iniciar as obras tão logo a licitação seja concluída” ressalta engenheiro sanitarista ambiental do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itabira, Jorge Martins.

Ainda segundo Martins, os recursos para ampliar a ETE, no valor de R$18 milhões, são do Programa de Aceleração do Crescimento ( PAC 2) e já estão garantidos desde o ano passado pelo Ministério das Cidades. Ele afirma que assim que forem iniciadas, as obras tem previsão de término em 18 meses.

Com a segunda etapa concluída, a ETE Itabira terá capacidade de tratar 340 l/s( litros por segundo) de esgoto, atendendo uma população de 140 mil habitantes, num prazo de 30 anos. Hoje, apenas 40 % do esgoto de Itabira é tratado, mas com a ampliação, o município, de 106 mil habitantes, será uma das poucas cidades do interior de Minas com 100% do esgoto da área urbana tratado.

Rio Doce

Outro empreendimento de importante impacto sanitário e ambiental, que teve a licença de instalação liberada, é a ampliação da ETE Santos Dumont, em Governador Valadares, que vai tratar o esgoto lançado na bacia do Rio Doce. As obras têm previsão de início em agosto deste ano, com geração de 350 empregos, e estão orçadas em cerca de R$ 73 milhões, recursos também do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), do Ministério das Cidades.

A primeira etapa da ETE Santos Dumont começou a ser construída em agosto de 2013 e deve ser concluída em outubro deste ano. Segundo a diretora do Departamento de Engenharia e Manutenção do SAAE de Governador Valadares, Mayara Pontes, essa primeira etapa vai fazer o tratamento primário do esgoto e a segunda vai melhorar a eficiência do sistema com a instalação de vários equipamentos como reatores, filtros, decantadores, linhas de recalques e interceptores.

De acordo com Mayara Pontes, com as obras da segunda etapa, a ETE Santos Dumont vai aumentar a capacidade tratamento de 268 l/s (litros por segundo) para 485 L/s, atendendo uma população de cerca de 198 mil habitantes, no início da operação. “O lançamento do esgoto tratado no Rio Doce promoverá a melhoria da qualidade de vida e saúde da população de Governador Valadares e dos municípios que se encontram a jusante, além de reduzir a carga orgânica do Rio Doce, melhorando a qualidade das suas águas”, concluiu a diretora do SAAE.

Os processos foram colocados em pauta pela Superintendência Regional de Regularização Ambiental (Supram/Leste) que tem organizado uma força tarefa para reduzir o passivo de pedidos de licenciamento ambiental formalizados junto ao órgão.

Até o final de 2014, eram 229 processos pendentes na região. “Nossa equipe técnica tem feito um esforço extra para realizar vistorias, elaborar pareceres e encaminhar os processos para apreciação e julgamento do Conselho”, afirma a Maria Helena Murta, superintendente da Supram/Leste.

Otimização dos trabalhos

A Superintendência Regional de Regularização Ambiental analisa as solicitações de licenciamento ambiental de acordo com a legislação e as normas específicas de meio ambiente. A Supram Leste, por exemplo, atende pedidos de regularização das atividades realizadas em 147 municípios. Segundo a superintendente Regional, Maria Helena Murta, a meta agora é “zerar o passivo existente com a otimização do trabalho das equipes”.

Os processos foram acumulados por causa da operação padrão (greve com paralisação parcial dos serviços) desencadeada no último ano. O governo de Minas negociou com os servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a operação padrão, que se arrastava há um ano, foi encerrada no início de abril após os reajustes salariais serem revistos.

Números do Estado

Em todo o Estado estavam pendentes até o início deste ano 2.841 processos de licenciamento ambiental. O acúmulo vem desde 2012. O excesso de trâmites burocráticos e a falta de funcionários são as principais causas apontadas em um diagnóstico do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

No final de março deste ano, o Governo de Minas criou uma força-tarefa para analisar e propor alterações no funcionamento da área. Estão em andamento levantamentos dos procedimentos administrativos de concessão de licenças e outorgas; análise dos fluxos, rotinas e sistemas operacionais; diagnóstico da formação e alocação de recursos humanos; acompanhamento do desempenho dos conselhos vinculados ao Sisema; levantamento dos planos e programas no âmbito da política estadual de desenvolvimento sustentável; elaboração de diagnóstico sobre os fundos setoriais; e formatação de propostas de intervenções visando à eficiência das ações de preservação, recuperação e conservação do meio ambiente.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato