Reforma Agrária

14h46min - 23 de Outubro de 2009 Atualizado em 17h17min - 26 de Junho de 2013

Araçuaí recebe primeira unidade do Programa Pais no Estado

BELO HORIZONTE (23/10/09) - A Secretaria de Estado Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária (Seara) e o Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter/MG), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o Sebrae, lançam na próxima quinta-feira (29), no município de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, o Programa Pais – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável. A comunidade do Barreiro, em Araçuaí, será a primeira contemplada com uma unidade produtiva no Estado. O evento será realizado às 10h30, com a presença de autoridades, prefeitos e lideranças locais e regionais.

O Pais é uma tecnologia social que apóia e financia a implantação de hortas em pequenas propriedades sem uso de agrotóxicos e adubos químicos, com princípios agroecológicos, a fim de diversificar a produção, garantindo assim o aumento na renda. Consequentemente, o processo de inclusão social e segurança alimentar dos envolvidos, será fortalecido com a prática. O programa garante às famílias de baixa renda da área rural, alimento suficiente, seguro, barato e de qualidade para agricultores familiares, assentados e comunidades quilombolas.

Em Minas, as atividades visam oferecer uma alimentação adequada e saudável a mais de 200 famílias em 40 municípios do Médio Jequitinhonha, Vale do Urucuia e Bacia do Itabapoana.