Energia

09h40min - 10 de Abril de 2014 Atualizado em 09h47min

Arborização urbana é tema de seminário em Belo Horizonte

Encontro de dois dias reúne profissionais da área para debater as implicações das árvores nas cidades

Discutir a importância do planejamento e manutenção da arborização para o convívio adequado em ambiente urbano. Esse será um dos temas para debate no Seminário de Arborização Urbana, promovido pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) em parceira com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) e Prefeitura de Belo Horizonte. O encontro, que acontece nos dias 14 e 15 de abril no auditório do Crea-MG, pretende discutir boas práticas de arboricultura, com o intuito de aprimorar o trabalho de profissionais envolvidos com planejamento urbano, distribuição de energia elétrica e arborização.

O primeiro dia apresenta uma programação abrangente com painéis e debates mediados por profissionais da área. Já no segundo dia, os participantes poderão aprender na prática as técnicas com os quatro minicursos voltados para o tema. Além disso, a Cemig levará o debate, ainda neste ano, para os municípios de Viçosa e Diamantina.

Serão discutidos temas como arborização no contexto das cidades, empreendimentos imobiliários e arborização, licenciamento ambiental, habilitação dos profissionais para o trato da arboricultura, entre outros. O engenheiro agrônomo da Cemig, Pedro Mendes, ressalta a importância de abordar o assunto. “As árvores urbanas são consideradas atualmente como um serviço de utilidade pública e por isso mesmo devem ser cultivadas segundo boas práticas de planejamento, implantação e manutenção. A arborização das cidades, além da estratégia de amenização de aspectos ambientais adversos, é importante sob os aspectos ecológico, histórico, cultural, social, estético e paisagístico”.

Envolvendo profissionais da Cemig, conselheiros do Crea-MG, professores da área, prefeituras, estudantes universitários, organizações não-governamentais e órgãos públicos ligados à gestão ambiental, o seminário tem o objetivo de servir como um espaço para a troca de experiência entre os profissionais envolvidos com arborização urbana.

A inscrição deve ser feita no site www.crea-mg.org.br. Vagas limitadas.

Serviço:

Seminário de Arborização Urbana – Belo Horizonte

Data: 14 e 15 de abril (segunda e terça-feira)

Local: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais – Crea-MG

Endereço: Avenida Álvares Cabral, nº 1600 - Santo Agostinho- Belo Horizonte/MG