Minas por Região
Cultura

15h54min - 12 de Maio de 2015 Atualizado em 16h01min

Arquivo Público Mineiro prepara o patrimônio para receber título mundial

Oficina debateu o Programa Memória do Mundo, que reconhece os patrimônios documentais

Carlos Alberto/Imprensa MG
O secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, fez a abertura da oficina
O secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, fez a abertura da oficina

O Arquivo Público Mineiro se dedicou, nesta terça-feira (12/5), à oficina para preparação de candidaturas para o MoWBrasil 2015. Trata-se de um edital elaborado dentro do Programa Memória do Mundo da Unesco que reconhece patrimônios documentais de significância internacional, regional e nacional. Como chancela, o programa mantém o registro desses patrimônios e lhes confere um certificado e um selo, que os identifica.

O secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, fez a abertura e frisou a necessidade do evento. ”O Arquivo Público Mineiro presta um relevante serviço à sociedade com a salvaguarda de acervos pertinentes à história regional e continental. Portanto, a iniciativa de chancelar documentos que remontam a trajetória oficiosa de Minas é muito importante para o reconhecimento mundial do patrimônio de nosso estado.”

Após a fala do secretário, o especialista do Arquivo Nacional, Carlos Augusto Silva Didati, representante do Brasil no Comitê Regional da América Latina e Caribe do Programa Memória do Mundo e membro do Comitê MowBrasil 2015, relata o objetivo do encontro. “Essa oficina explica, de forma clara, o Programa Memória do Mundo, além de estimular os interessados da área a elaborar propostas para o edital MowBrasil 2015. Em Minas Gerais, esse evento se faz ainda mais indispensável porque aqui se encontra o maior conjunto patrimonial do Brasil, que ainda carece de titulação como essa”.

Programa Memória do Mundo da Unesco

O programa facilita também a preservação e o acesso ao patrimônio selecionado no edital, sem discriminação, além de trabalhar para despertar a consciência coletiva do patrimônio documental da Humanidade. A proposição de candidaturas tem por objeto a inscrição, no Registro Memória do Mundo do Brasil de 2015, de até dez documentos ou conjuntos documentais, de natureza arquivística ou bibliográfica, custodiados em território nacional e de relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato