Minas por Região
Cultura

14h27min - 02 de Setembro de 2015 Atualizado em 14h37min

Arquivo Público Mineiro recebe acervo privado do ex-governador Milton Campos

Milton Soares Campos é natural de Ponte Nova e foi um dos mais brilhantes políticos da história de Minas Gerais

Divulgação/SEC
Acervo ficará no Arquivo Público Mineiro
Acervo ficará no Arquivo Público Mineiro

Detalhes da história de um dos políticos mais atuantes do Estado estarão à disposição dos cidadãos de Minas Gerais. A Secretaria de Estado de Cultura (SEC), por meio do Arquivo Público Mineiro (APM), recebe nesta sexta-feira (4/9), às 10h, acervos privados de Milton Soares Campos.

A desembargadora Juliana Campos Horta de Andrade entregará ao Arquivo Público robusto conjunto material  com o seguinte conteúdo: documentos textuais do litígio Minas - São Paulo; questão limites entre Espírito Santo e Minas Gerais; acervo referente ao período de Milton Campos quando governador do Estado de Minas Gerais; além de artigos, entrevistas, conferências, cartas, discursos, documentos pessoais, recortes de jornais e publicações, além de iconografia.

O reconhecimento da importância social e cultural em disponibilizar esse acervo ao público foi a motivação para a doação. “Meus pais catalogaram todo esse conjunto desde muitos anos. Entendemos ser agora o momento providencial para doarmos o material a uma instituição pública. A partir de agora, os interessados na memória mineira têm acesso a esse pedaço importante da nossa história”, explica a desembargadora Juliana Campos Horta.

O secretário Angelo Oswaldo enfatiza que Milton Campos, além de jurista e homem público, foi um intelectual ligado ao movimento modernista mineiro. “Ele integrou o chamado grupo da Rua da Bahia, ao lado de Carlos Drummond, Pedro Nava, Abgar Renault, Emílio Moura e Gustavo Capanema”, lembra o secretário, ao destacar as referências literárias entre os documentos recebidos.

Milton Campos

Milton Soares Campos (1900-1972) é mineiro do município de Ponte Nova e foi um dos grandes políticos da época, tendo também atuado como professor, jornalista e advogado. Milton Campos bacharelou-se pela Faculdade de Direito de Minas Gerais - hoje da UFMG. A partir de 1925 passou a dedicar-se profissionalmente também ao jornalismo, assumindo a direção dos Diários Associados no estado, colaborando no Estado de Minas e no Diário de Minas.

Em 1934 elegeu-se deputado à Constituinte de Minas Gerais pelo Partido Popular (PP). Foi eleito deputado à Assembleia Nacional Constituinte em 1945, mesmo ano em que participou da fundação da União Democrática Nacional(UDN). Dois anos depois ganhou a eleição para o governo mineiro. Como governador, desenvolveu uma administração baseada na austeridade e na recuperação das finanças.

Foi também candidato à vice-presidência da República por duas vezes (1955 e 1960). Em 1958 elegeu-se senador por Minas Gerais. Foi nomeado ministro da Justiça e Negócios Interiores pelo presidente Castelo Branco, demitindo-se em 1965, por não concordar com a edição do Ato Institucional Número 2. Em 1966 foi reeleito senador. Faleceu durante seu último mandato, em Belo Horizonte, em janeiro de 1972.

É também patrono das Faculdades Milton Campos, com sede em Nova Lima.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato