16h18min - 09 de Junho de 2015 Atualizado em 16h19min

Assessores pedagógicos são orientados sobre as novas diretrizes da Secretaria de Educação

Encontro que tem participantes de todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino é realizado em Belo Horizonte

Hudson Menezes/SEE
Encontro acontece na capital mineira

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) realiza nesta terça (9/6) e quarta-feira (10/06) encontro voltado aos assessores pedagógicos das 47 Superintendências Regionais de Ensino. Organizado pela Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica, o encontro visa apresentar e discutir os eixos norteadores da nova política educacional para as escolas estaduais de Minas Gerais. A agenda com esses educadores que coordenam as políticas pedagógicas da SEE nas regionais de ensino ocorre na Superintendência Metropolitana A, em Belo Horizonte.

Pela nova organização da SEE, as ações para a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação profissional serão desenvolvidas a partir de eixos que focam o estudante e as especificidades nas quais ele se insere. “A nossa centralidade está no sujeito, no estudante, porque queremos vê-lo buscando e aprendendo em uma escola com cada vez mais qualidade. Sabemos que para isso é fundamental envolver os professores com suas experiências. Temos que dar voz, pois são eles que fazem a educação acontecer na ponta”, explicou a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Aparecida Neves de Mendonça.

O eixo norteador que contempla a temática “Diversidade e Inclusão” foi o primeiro discutido com os participantes do encontro. A partir dessa diretriz, a SEE busca o desenvolvimento de políticas educacionais que dialoguem e atendem às especificidades da educação especial, das comunidades quilombolas, indígenas, do campo, ciganas e circenses. “É pensando nessa diversidade dos sujeitos que temos no território mineiro que observamos a importância de propor, redesenhar e discutir ações que atendam essas pessoas, mas o mais importante, com a participação delas. É preciso que os analistas, os técnicos e os pedagogos entendam e reconheçam a importância de envolver essas comunidades no processo de formação”, destaca a Superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino, Iara Félix Viana.

Saberes docentes

Outro eixo norteador, denominado “saberes docentes”, tem como foco o professor. O eixo pretende atuar na formação inicial e continuada dos professores. Também nortearão as políticas educacionais da SEE eixos voltados à gestão democrática, ao acesso e à permanência do aluno na escola, à inclusão e à diversidade. “Essas novas diretrizes apresentadas aqui hoje vem ao encontro de nossos anseios, ao que sempre projetamos como profissionais da educação. Sabemos que a temática da diversidade, por exemplo, precisa ser resgatada, não só nas palavras, mas em ações nas nossas escolas”, avalia a assessora pedagógica da SRE de Paracatu, no Noroeste do Estado, Sônia Maria Pinheiro Mariano.

Na próxima quinta-feira (11/6), os assessores pedagógicos participarão de um encontro com em que também estarão presentes os diretores Educacionais e analistas das Superintendências Regionais de Ensino. Na agenda, os participantes discutirão o Plano de Atendimento Escolar 2015/2016, o monitoramento das escolas e o Dia D, momento em que as escolas realizam uma parada nas atividades para avaliar e propor ações com foco no aprendizado dos alunos.