Copa do Mundo

19h20min - 17 de Junho de 2014 Atualizado em 19h21min

Assistir aos jogos da Copa do Mundo em casa é opção para muitas pessoas

Além da Fan Fest, dos bares, restaurantes e da praça da Savassi, jovens também se reúnem em casa para curtir o Mundial com mais conforto

Renata Silva/Setes MG
Na república “Humilde Residência”, no centro de BH, em todas as partidas as moradoras convocam a seleção de amigos para ver o Brasil em campo

Em tempos de Copa do Mundo, não faltam opção de locais para assistir aos jogos. Além da Fan Fest, bares, restaurantes e a praça Diogo Vasconcelos, na Savassi, uma das muitas formas encontradas para torcer pelo Brasil é reunir amigos em casa para acompanhar os jogos juntos. E não é porque neste ano o Mundial acontece por aqui que esse hábito seria abandonado.

Na república “Humilde Residência”, no centro de Belo Horizonte, em todas as partidas as moradoras convocam a seleção de amigos para ver o Brasil em campo. Os preparativos para a festa começam na noite anterior, com a decoração da casa. Bandeiras, balões, bandeirinhas e tudo que for verde e amarelo são integrados à ornamentação da casa. No cardápio, tira-gostos, cachorro-quente, pipoca e a brasileiríssima caipirinha.

Cerca de 15 pessoas foram convidadas para ver a partida entre a Seleção Canarinho e os mexicanos no apartamento. Nove compareceram. “É antevéspera de feriado, férias, muita gente viajando. Infelizmente, sofremos um desfalque na nossa torcida”, lamenta Flávia Barbosa.

Petiscos prontos, todos se reuniram na sala, em colchões improvisados como sofás para assistir à partida. Cantando o hino a plenos pulmões antes de a bola rolar, a intenção dos torcedores era levar toda a energia positiva à equipe do técnico Luiz Felipe Scolari.

Durante todo o primeiro tempo, as reclamações contra a arbitragem deram o tom da torcida. Aline Michele era a mais nervosa. “Esse juiz só dá cartão em caso de fratura exposta”, indignou-se. “Felipão tem que mexer nesse time, senão vamos nos complicar”, advertia Thalita Bento.

No intervalo, os palpites do placar que no início da partida eram em sua maioria para um novo 3 a 1, se tornaram mais modestos. “Vamos apostar no 1 a 0, que nesse contexto é goleada”, alertou Augusto Gusmão.

Antes do início do segundo tempo, mais uma torcedora se juntou ao grupo da Humilde Residência. Carmen Teixeira chegou com roupas, acessórios, unhas, maquiagem e até a capinha do celular com as cores do Brasil. “Cheguei para trazer sorte para a Seleção”, garantiu.

Com a entrada de Jô no lugar de Fred, a esperança de gols voltou à cena, especialmente para os torcedores atleticanos presentes, que festejaram a presença do atacante.

O sofrimento permaneceu durante todo o segundo tempo, a cada chance desperdiçada, a ansiedade pelo gol aumentava. Parte dos espectadores preferiu deixar a sala e não ver mais o jogo. “Haja coração”, se afligia Luciana Moreira, que saiu de perto da televisão, mas corria para ver quando o restante dos amigos gritava em alguma chance de gol.

O placar final de 0 a 0 não agradou. Reclamações pipocaram de todas as partes. “Agora é ganhar de Camarões e seguir na caminhada rumo ao hexa. O ideal seria golear, para empolgar a torcida, mas a vitória simples que garantir nossa classificação será muito importante”, comentou Gabriela Cunha.

A Seleção Brasileira volta a campo na próxima segunda-feira (23), em Brasília, às 17h, contra a seleção camaronesa, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Fifa 2014.