Social | Trabalho / Social

13h35min - 18 de Outubro de 2013 Atualizado em 13h35min

Associação da Costa Rica auxilia na formulação do Plano Mineiro de Direitos Humanos

Versão preliminar do documento foi colocada em consulta pública em abril deste ano e os interessados podem contribuir até o dia 31 de outubro

Minas Gerais ganhou um importante aliado para a implementação do Plano Mineiro de Direitos Humanos (PMDH). A Associación para la Prevención de la Tortura (APT), da Costa Rica,  já apresentou sugestões de ações para a formulação da política pública de direitos humanos no Estado. As pessoas ou segmentos da sociedade também interessados em contribuir para o plano só têm até o próximo dia 31 para apresentar as sugestões. A APT é uma organização não-governamental que busca a prevenção da tortura e outras formas de maus-tratos ao redor do mundo.

A versão preliminar do Plano Mineiro de Direitos Humanos (PMDH) foi colocada em consulta pública em abril deste ano para ouvir todos os segmentos da sociedade, buscando a formulação do plano definitivo, que deve ser lançado em dezembro. Clique aqui para acessar a versão premiliar e contribuir para a elaboração do plano.

Além de nortear as ações de direitos humanos a serem executadas nos municípios mineiros, o plano vai possibilitar uma melhor articulação entre as secretarias e órgãos do governo estadual, propiciando também uma participação ativa da sociedade civil no acompanhamento das políticas públicas do Estado.

O Escritório de Direitos Humanos (EDH) da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese) já capacitou técnicos das Diretorias Regionais da secretaria para a divulgação do plano no interior do Estado, buscando a contribuição de diversas comunidades. A abertura de espaços pelas universidades, órgãos públicos e diversos segmentos também têm contribuído para a coleta de sugestões. Na próxima quarta-feira (23), a coordenadora do EDH, Ana Carolina Gusmão, faz palestra na PUC Coração Eucarístico para mostrar a importância da contribuição da sociedade.

O plano está subdividido em cinco eixos: promoção da cultura de direitos humanos; promoção da interação democrática entre Estado e sociedade civil e prospecção de direitos humanos; defesa social, acesso à justiça e restauração de direitos humanos; desenvolvimento sustentável e garantia dos direitos sociais, econômicos e ambientais, além da universalização dos direitos em um contexto de desigualdades.

“Esperamos contar com a contribuição de vários segmentos da sociedade para a consolidação e fortalecimento do estado democrático de direito”, destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares, que ressaltou a importância do plano para o fortalecimento dos direitos humanos no Estado.