Esportes

09h15min - 21 de Maio de 2014 Atualizado em 17h47min - 20 de Maio de 2014

Atleta mineira vai integrar seleção brasileira de atletismo nos Jogos Olímpicos da Juventude

Alexandra Maria Pimenta, do município de Lagoa da Prata, treina no Clã Delfos, entidade esportiva contemplada pelo Minas Olímpica Oficina de Esportes

Rodolfo Romeiro/FEEMG
Alexandra Maria Pimenta foi selecionadas para a competição internacional no último fim de semana

Uma atleta mineira foi classificada para integrar a seleção brasileira de atletismo durante os Jogos Olímpicos da Juventude em seletiva sul-americana realizada nesse final de semana em Cali, na Colômbia. A competição internacional será realizada em agosto deste ano em Nanjing, na China. Alexandra Maria Pimenta treina no Clã Delfos, entidade esportiva contemplada pelo Minas Olímpica Oficina de Esportes.

Aos 16 anos, a atual campeã dos Jogos Escolares da Juventude, Alexandra Maria Pimenta, conquistou medalha de ouro no lançamento de dardo, alcançando a marca de 51,45 metros, recorde brasileiro na modalidade. Com o resultado, a atleta de Lagoa da Prata carimbou o passaporte para representar o Brasil na China.

Bastante feliz com o resultado, Alexandra disse ainda não acreditar que se classificou para os Jogos Olímpicos da Juventude. “Obtive o índice no meu último lançamento, o que surpreendeu a todos. Estou muito feliz. A ficha ainda não caiu”, comentou. A partir de agora, os treinamentos serão intensificados. “Treino de segunda a sábado, quatro horas por dia”, conta a atleta. Na expectativa de subir novamente ao lugar mais alto do pódio, a mineira diz se espelhar em grandes exemplos do esporte. “Meu ídolo é Jan Jelezny, campeão mundial, olímpico e recordista no lançamento de dardo. Eu me inspiro no sucesso dele para conquistar as vitórias e representar o Brasil e Minas Gerais da melhor maneira nas competições”, diz.

Oficina de Esportes

O Minas Olímpica Oficina de Esportes promove o esporte especializado, nas categorias de base, com foco no rendimento por meio de parcerias com clubes, entidades esportivas, universidades e prefeituras municipais que possuem equipes de modalidades olímpicas, paralímpicas ou reconhecidas pelo COB e que apresentam bons resultados alcançados em competições estaduais, nacionais e internacionais. Por meio de suas ações, o programa gera condições de infraestrutura, equipamentos, materiais, custeio de viagens e de recursos humanos. O monitoramento das atividades é por meio de relatórios mensais enviados por cada parceiro via sistema online e de visitas periódicas em cada núcleo.