Segurança / Defesa Social

19h52min - 21 de Maio de 2015 Atualizado em 19h54min

Atleta paralímpico realiza palestra no Centro Socioeducativo de Juiz de Fora

O objetivo foi levar aos 83 internos do local uma mensagem de esperança aos jovens. Além de dar palestra, Alexandre Ank jogou algumas partidas esportivas com os internos

Divulgação SEDS/MG
O atleta paralímpico Alexandre Ank em jogo de basquete com os jovens do Centro Socioeducativo de Juiz de Fora

O Centro Socioeducativo de Juiz de Fora recebeu nesta quinta-feira (21/5) o atleta paralímpico Alexandre Ank, que realizou palestra motivacional para os jovens em cumprimento de internação no local. O objetivo foi levar aos 83 internos do local uma mensagem de esperança para uma nova vida.

Alexandre tem 35 anos e aos 17 sofreu um acidente automobilístico que o deixou em cadeira de rodas. A partir daí, passou a dedicar-se ao esporte, conquistando inúmeras medalhas no tênis de mesa, em competições paralímpicas nacionais e internacionais. “Quando estive hospitalizado, após o acidente, aprendi a importância das pessoas aceitarem apoio e acreditarem em recomeços. Precisamos nos permitir ser ajudados”, destacou o atleta.

A diretora-geral da unidade, Shirley Daiane Rodrigues Gonçalves, acredita na boa repercussão do depoimento de Alexandre. “Ele teve oportunidade de recomeçar e os meninos também podem ter. Suas palavras transmitem esperanças e pensamentos positivos, isto é muito bom para os adolescentes”, ressaltou a diretora.

Além da palestra, a atleta propôs o desafio do saque do tênis de mesa aos jovens, no qual eles tentaram pegar a bola lançada por ele no tênis de mesa. Alexandre ainda jogou basquete na quadra da unidade.

Na unidade socioeducativa de Juiz de Fora há um jovem de 15 anos com uma deficiência na perna, praticante de diversas modalidades esportivas como futsal, peteca, voleibol e badminton, esporte jogado com raquetes, parecido com o tênis, que no lugar de uma bola, utiliza uma espécie de peteca. Ronaldo — nome fictício — participa neste sábado (23/5) da Semana Paralímpica, promovida pela Prefeitura de Juiz de Fora, na modalidade futsal.