Social | Trabalho / Social

19h15min - 27 de Maio de 2013 Atualizado em 14h38min - 01 de Julho de 2013

Avanços para políticas de assistência social são debatidos em audiência pública

Secretário de Desenvolvimento Social, Cássio Soares, enfatiza importância do debate e destaca êxitos do Choque de Gestão

Paulo Bellardini
É possível qualificar a oferta da assistência social, unindo gestão com trabalho técnico, diz Cássio Soares

Representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) participaram, nesta segunda-feira (27), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), de audiência pública sobre a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/Suas 2012). A reunião, que colocou em debate a implantação da NOB/Suas 2012, bem como as alterações com relação à norma de 2005, consolidou uma série de cinco debates regionais realizados durante os meses de abril e maio nos municípios de Governador Valadares, Passos, Diamantina, Montes Claros e Ubá.

O secretário de Desenvolvimento Social, Cássio Soares, enfatizou a importância desses debates como forma de capacitar e promover a reflexão dos gestores envolvidos, para uma melhor utilização dos recursos da assistência social, por meio do aperfeiçoamento das ferramentas de planejamento. “É possível qualificar a oferta da assistência social, unindo gestão com trabalho técnico. As mudanças no SUAS, em Minas Gerais, decorrentes de vários avanços, principalmente por meio do Choque de Gestão, são inegavelmente profundas e perceptíveis. Elas produziram resultados concretos para a sociedade e  permitiu consolidar o sistema em 100% das cidades mineiras”, destacou.

A subsecretária de Estado de Assistência Social, Maria Juanita Godinho Pimenta, também falou sobre os desafios de Minas para o acompanhamento aos municípios frente à nova NOB/Suas. Segundo ela, “a assistência social no Brasil vive um momento novo, e, por isso, é urgente a profissionalização da gestão, para que os avanços sejam feitos com metas e prioridades, buscando a ampliação da cobertura dos serviços”.